Mito ou Ícone, e aí Heim, Virgulino ?!


"Lampião foi, em nossa opinião: fora da lei, assassinou; matou; castrou; extorquiu; sequestrou; ferrou; incendiou;destruiu bens públicos e particulares, em outras palavras, foi um bandido.... Mas, por outro lado, foi uma pessoa inteligente, com QI acima da média, astuto, religioso; em certo período de sua vida, ele e sua família foram injustiçados, perseguidos, porém , depois fez do cangaço "um meio de vida"; esqueceu seus inimigos nºs 1 e 2 ( Zé saturnino e Ten. Lucena ), porque não interessava mais a contenda com os mesmos, para não quebrar o seu "escudo ético", na lição do mestre Frederico Pernambucano. 

O bravo Optato Gueiros escreveu em seu famoso livro, que ele daria um bom general. Por seu turno, o valente Ten. João Bezerra, em entrevista concedida, disse:"que se fosse hoje, teria dado um tratamento diferenciado ao Rei vesgo do Cangaço, ou seja, não o mataria. Lampião, é o 2º personagem mais bibliografado na América Latina ( o 1º é Che Guevara ), é estudado em Universidades em todo mundo, quando o tema é " banditismo ", para mim, ele é história ; e um mito, e os mitos, nunca morrem. Respeito quem pensa de modo diferente, pois, faz parte da democracia, e, do estudo do cangaço." Afirma o pesquisador e colecionador do cangaço, Ivanildo Silveira, Conselheiro Cariri Cangaço.

 
Ivanildo Silveira, Rostand Medeiros e Kiko Monteiro, Conselheiros Cariri Cangaço no Cariri Cangaço Piranhas 2015

"Justificando minha definição de Virgulino, o Lampião; ele ficou para a história como um MITO, (uma palavra que seria uma boa sugestão) mas como sempre o assunto arremete a polarizações, e das mais diversas, uso um termo mais contemporâneo, algo midiático. Como justificativa final diria que MITO- o celebra como algo bom. Porém, Ícone, o deixa como uma referencia, a historia do tema que o trás a tona:Cangaço." Opina o Assessor de Marketing Institucional do Cariri Cangaço, Heldemar Garcia.         
Heldemar Garcia e Louro Teles

Mito ou Ícone?

Enquanto Você Pensa, vem aí:
Cariri Cangaço Floresta 2016
em Maio...

Nenhum comentário: