As Cruzes do Cangaço !!!

Visita do Cariri Cangaço a Floresta :Denis Carvalho, Leonardo Gominho, Marcos de Carmelita, João de Sousa Lima, Cristiano Ferraz e Manoel Severo

Temos ao longo de nossa caminhada muitas satisfações. Por todo esse tempo percorrendo as trilhas da caatinga em busca de fragmentos desta verdade histórica que envolve uma das sagas mais extraordinárias do nordeste que é o cangaço, temos encontrados muitos, inúmeros vaqueiros da história; homens e mulheres dedicados ao que amam: A memória de seu chão e de sua gente. Desde os Mestres como Antônio Amaury, Frederico Pernambucano, Sérgio Dantas, Alcino Costa (in memoriam), dentre outros, até os talentos de uma geração mais nova e aqui me permitam não declinar nomes, pois são tantos e tantos... acabamos contatando com uma literatura vasta, responsável, muitas vezes polêmica, mas que vão construindo nossa base de conhecimento sobre o assunto, e aí nos deparamos com uma questão: Será que ainda temos o que contar ?

Pois é, me permitam responder: Temos sim, ainda muito a contar, e como temos... Essa conclusão se fortalece mais ainda quando temos a oportunidade de entrar em contato com a obra dos pesquisadores e escritores Marcos de Carmelita e Cristiano Ferraz, de Floresta. "As Cruzes do Cangaço - Os Fatos e Personagens de Floresta" o primeiro de uma lavra que esperamos ser profícua, será lançado pelos autores na noite de abertura do Cariri Cangaço Floresta, no dia 26 de maio, na Câmara Municipal de Floresta. 

 Marcos de Carmelita e Cristiano Ferraz
 Dona Adália, Manoel Severo e Marcos de Carmelita

O livro prefaciado pelo pesquisador Frederico Pernambucano de Melo e apresentado pelos pesquisadores João de Sousa Lima e Leonardo Ferraz Gominho, nos traz recortes importantes sobre episódios marcantes da historiografia do cangaço na região de Floresta. Há mais ou menos oito meses esses dois abnegados da história, uniram sua paixão pelo tema cangaço à seus talentos naturais de "rastejadores"; são policiais por vocação e missão; e se dedicaram de corpo e alma a pesquisa da historia do cangaço em Floresta com destaque para os significativos episódios do fogo da Barra da Forquilha com o cangaceiro Moreno, muitos episódios na região do Mundé e um recorte especial para um dos mais terríveis acontecimentos daquela época, a Chacina da família Gilo, na Tapera.

O livro ainda está em processo de finalização de sua edição, entretanto em nossa última visita a Floresta, neste carnaval, tive a oportunidade de sentar em frente aos rascunhos da obra e por mais de uma hora me deliciei lendo apenas as mais de 40 páginas do capítulo sobre a Chacina dos Gilo, incrível o grau de detalhes da narrativa; estávamos cheios de compromisso; mas não deu para parar de ler , ainda mais com a "assessoria" das duas feras, Marcos e Cristiano, que liam ao meu lado e me prestaram uma consultoria sobre cada detalhe, foto, minucia, enfim...Resultado, sai de lá incrivelmente impressionado e acabei deixando meu chapéu e meu par de óculos... Não perdemos por esperar.

Cristiano Ferraz, Manoel Severo e Marcos de Carmelita

"A nossa satisfação é enorme, saber que todos aqueles esforços, perda de sono, fome, sede, angústias, incertezas, chegou no patamar que almejávamos, a realização de um sonho de dois matutos aventureiros. Sem as armaduras de couro do vaqueiro, mas com a garra e a coragem típica dos Florestanos, nos embrenhamos nas caatingas virgens e quase intransponíveis da nossa terra, e como vaqueiros da história seguimos os passos do Rei do Cangaço, o Capitão Lampião, por trilhas e antigas veredas. Encontramos personagens totalmente lúcidos e que nunca foram entrevistados por nenhum outro pesquisador e por pouco não passaram despercebidos na história." Desabafa Marcos de Carmelita.

O lançamento de "As Cruzes do Cangaço - Os Fatos e Personagens de Floresta" de Marcos de Carmelita e Cristiano Ferraz acontece na abertura do Cariri Cangaço Floresta 2016, na noite do dia 26 de maio, uma quinta-feira, nos salões do Plenário da Câmara Municipal de Floresta. Quem viver verá !

Manoel Severo
Curador do Cariri Cangaço

Cariri Cangaço Floresta 
26 a 28 de Maio de 2016
Floresta do Navio - Nazaré do Pico
Programação em Breve

Nenhum comentário: