Todos a Aracaju ! Por:Manoel Severo


Existem pessoas que se notabilizam pela sua espetacular capacidade de aceitar e vencer desafios. Ao longo de nosso caminhada de rastejador das caatingas, andando por este imenso sertão de "meu Deus", pelas veredas da vidas, buscando os fragmentos da verdade histórica, temos tido a oportunidade de encontrar verdadeiros tesouros, um desses tesouros, possui nome e sobrenome: Elane Marques.

Archimedes e Elane Marques e Manoel Severo

Nesta noite de sexta-feira, 15 de abril de 2016, uma das mais novas escritores da temática Cangaço, Elane Marques lança na Sociedade Semear em Aracaju, sua mais nova obra: 
SILA - Do Cangaço ao Estrelato.

Muito se tem discutido sobre o papel da mulher no universo do Cangaço; as motivações, a capilaridade e acima de tudo suas repercussões. A partir de 1930, o líder máximo cangaceiro se deixou apaixonar pela "Morena da Terra do Condor"... Ali o casal mais famoso do sertão; Lampião e sua Maria; inciavam uma nova saga dentro desse que foi um dos mais significativos fenômenos da história nordestina.

Elane Marques em mais um momento de homenagens dentro do Cariri Cangaço.

A pesquisadora e escritora Elane Marques, esposa de um dos mais destacados escritores da temática cangaço; Archimedes Marques; autor do festejado e abalizado "Lampião Contra o Mata Sete", emprestou toda sua força de trabalho e talento para nos trazer um recorte dessa mesma saga feminina. Elane desta vez se debruça sobre Ilda Ribeiro de Sousa, mais conhecida como SILA, cangaceira, companheira do líder de sub-grupo, Zé Sereno.

Grupo de Zé Sereno, a segunda vista à nossa esquerda: Sila.

Sila - Do Cangaço ao Estrelato, procura traçar um paralelo a partir dessas duas controvertidas situações antagônicas da vida desta sertaneja que nasceu no dia 26 de outubro de 1919 na querida Poço Redondo, Sergipe e que acabou vivendo dois anos no cangaço, ao lado de Zé Sereno, com quem teve quatro filhos e viria a falecer em fevereiro de 2005. 

Elane Marques com o faro e a determinação que lhes são peculiares, aborda um tema mais que polêmico, e por assim dizer, cheio de muitas possibilidades. Com seu mais novo livro, nos provoca um novo olhar sobre a presença da mulher no cangaço e os horizontes surpreendentes reservados pelo destino . Assim, só nos resta dizer: Parabéns querida Elane Marques !!! Todos a Aracaju ! 

Manoel Severo
Curador do Cariri Cangaço

Nenhum comentário: