O Resgate da História: Noite de Abertura em Floresta

Festa no Cariri Cangaço Floresta 2016

Uma apresentação teatral no patamar da Igreja de Nossa Senhora do Rosário pelo grupo Caruá, sobre a vida de Virgulino Ferreira e apresentações da Banda de Musica Municipal recepcionaram os convidados do Cariri Cangaço Floresta 2016 na noite desta última quinta-feira, 26 de maio de 2016 na chegada do Cariri Cangaço ao estado de Pernambuco.

A Noite de festa marcou a abertura do Cariri Cangaço Floresta 2016. O plenário da Câmara Municipal de Floresta ficou pequeno para a multidão que lotou suas dependências para a solenidade de abertura da primeira edição do Cariri Cangaço no estado de Pernambuco. Um mar de convidados presenciaram ao comparecer e participar da grande noite neste tradicional município da região do Pajeú de um momento único e inesquecível.

Mesa de Abertura: Presidente Murilo Almeida, Archimedes Marques, Manoel Severo e prefeita Rorró Maniçoba
Representatividade na Solenidade de Abertura do Cariri Cangaço Floresta 2016
 
 Narciso Dias, Juliana Pereira e Dilma Marques

Com as presenças da prefeita de Floresta, Rorró Maniçoba, do Presidente da Câmara Municipal, Murilo Almeida, de secretários municipais, vereadores, autoridades, representantes dos grupos de estudos do cangaço; Archimedes Marques representando a SBEC; Narciso Dias o GPEC e Juliana Pereira o GECC, além de instituições de ensino; como a CESVASF com o presença do professor Walmir e Ana Gleide e a GRE, com Dilma Marques; entidades de classe, sociedade civil e pesquisadores de 16 estados da federação a festa ficou por conta da família florestana que lotou as dependências da Câmara Municipal.

Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo e o público do Cariri Cangaço Floresta 2016
O plenário da Câmara Municipal ficou lotado na noite de Cariri Cangaço Floresta

A solenidade teve seu inicio com execução do hino nacional brasileiro para logo depois o Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo Barbosa, dá as boas vindas a todos: " Para nós que fazemos parte do Cariri Cangaço esta noite marca de maneira muito especial a nossa história, ver este plenário totalmente lotado, principalmente pela família Florestana nos enche de honra e satisfação, mas aumenta em muito nossa responsabilidade, sejam bem vindos ao primeiro Cariri Cangaço no estado de Pernambuco". No momento seguinte houveram as homenagens do Cariri Cangaço a pesquisadores colaboradores do evento, autoridades presentes e comissão organizadora além de personalidades da história de Floresta e do nordeste.

Presidente da Câmara Murilo Almeida e Prefeita Rorró Maniçoba
 Escritores Marcos de Carmelita e Cristiano Ferraz
Escritor Geraldo Ferraz e Prefeita Rorró Maniçoba

Em seguida em nome do município falaram o Presidente da Câmara Municipal, vereador Murilo Almeida que emocionado com a dimensão e a significativa realização do Cariri Cangaço na cidade de Floresta revelou " Manoel Severo, meu mandato poderia se encerrar nesta noite que poderia me sentir realizado". Já a prefeita do município Rorró Maniçoba ressaltou "a presença de pesquisadores de todos o Brasil em Floresta para a realização do primeiro Cariri Cangaço em Pernambuco honra Floresta que recebe com muita alegria o Cariri Cangaço".

Um dos momentos altos da noite foi a assinatura por parte das autoridades presentes e grupos de estudos do Manifesto Cariri Cangaço pela restauração do prédio do antigo Batalhão de Floresta.

Prefeita Rorró Maniçoba assina o Manifesto Cariri Cangaço pela restauração do Batalhão
Manoel Serafim assina o Manifesto Cariri Cangaço
Mesa de Lançamento das Cruzes do Cangaço de Marcos de Carmelita e Cristiano Ferraz
 Cristiano Ferraz
 Marcos de Carmelita
João de Sousa Lima, Marcos de Carmelita e Cristiano Ferraz, noite de autógrafos

E no principal momento da noite houve o lançamento seguido de conferências sobre o primeiro e aguardado livro dos pesquisadores e escritores florestanos; Marcos de Carmelita e Cristiano Ferraz;  "A s Cruzes do Cangaço" , precedidas pelas apresentações do autores, feita pelo pesquisador Leonardo Ferraz Gominho e da obra, pelo pesquisador João de Sousa Lima, em mesa formada ainda com a presença do Conselheiro Cariri Cangaço, colecionador Ivanildo Silveira.

Cariri Cangaço Floresta
26 de Maio de 2016
Plenário da Câmara Municipal de Floresta
Fotos: Kiko Monteiro

Nenhum comentário: