Os Desafios do Cariri Cangaço para o futuro: 2017 e 2018


Com a presença de 17 Conselheiros aconteceu na tarde do último dia 30 de julho de 2016, no IFAL de Piranhas, Alagoas; reunião extraordinária do Conselho Alcino Alves Costa, para definição de diretrizes e comunicados referentes às atividades com a Marca Cariri Cangaço para o Biênio 2017/2018. 

Sob a Presidência do Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, estiveram presentes os conselheiros: Ivanildo Silveira, João de Sousa Lima, Archimedes Marques, Kiko Monteiro, Wescley Rodrigues, Leandro Cardoso, Juliana Pereira, Jorge Remigio, Múcio Procópio ,Narciso Dias, Kydelmir Dantas, Geraldo Ferraz, Manoel Serafim, Luiz Ruben, Celsinho Rodrigues, Edvaldo Feitosa e Raul Meneleu.
 Joao de Sousa Lima, Manoel Severo, Ivanildo Silveira, Mucio Procópio 
e Archimedes Marques
Com uma pauta dinâmica e que envolveu principalmente os novos desafios para os anos de 2017 e 2018, o Conselho começa a trabalhar os empreendimentos para a chegada de mais três sedes do Cariri Cangaço em Pernambuco: Exu, Serrita e Granito; segundo o Conselheiro Kydelmir Dantas "já estamos formando uma Comissão para tratar do Cariri Cangaço Exu 2017, que será sensacional, até o final do ano estaremos junto com Manoel Severo e outros confrades fazendo uma visita de trabalho a região".

Além do Cariri Cangaço Exu 2017, as edições do Cariri Cangaço Centenário de Nazaré com uma grande festa preparada para o povo nazareno e a chegada do Cariri Cangaço a Paulo Afonso e Delmiro Gouveia, movimentaram as discussões. "Olhe; a chegada do Cariri Cangaço a Paulo Afonso era só uma questão de tempo, e esse tempo chegou, em 2017 Paulo Afonso em consórcio com Delmiro Gouveia, Água Branca e Piranhas, haveremos de realizar um Cariri Cangaço inesquecível", ressalta o Conselheiro João de Sousa Lima. Já o Conselheiro Manoel Serafim revela:"Hoje temos quase 15 representantes de Floresta e Nazaré nesta reunião de hoje do Conselho, não tenho dúvidas que realizaremos o segundo Cariri Cangaço Floresta com a grande festa do Centenário de Nazaré."


Archimedes Marques, Geraldo Ferraz, Kydelmir Dantas, Luiz Ruben e Raul Meneleu

Além das iniciativas que serão as chegadas ao Cariri Cangaço das cidades de Exu, Serrita, Granito, Paulo Afonso e Delmiro Gouveia, outro ponto alto do encontro foi a divulgação das negociações iniciais para um dos mais ousados projetos do Cariri Cangaço: Atravessar o Atlântico e chegar a Europa com o Cariri Cangaço Lisboa; em Portugal e o projeto de levar o empreendimento às capitais do Nordeste, a começar com Teresina e João Pessoa.

"Nosso curador Manoel Severo já vem trabalhando nisso ha muito tempo, inclusive com duas visitas a Europa nos últimos dois anos, e agora com a possibilidade real de parceria com a Universidade de Lisboa, será um marco mais que importante para nosso Cariri Cangaço Lisboa - Portugal", afirma o Conselheiro Geraldo Ferraz, um dos entusiastas e articuladores do projeto. Manoel Severo lembra que: "Já neste próximo dia 16 de agosto estaremos recebendo em Fortaleza para uma primeira reunião de trabalho o professor Jorge de Sá da Universidade de Lisboa, realmente teremos muito trabalho pela frente, a ideia é formatarmos o evento para a segunda metade de 2017, daí precisamos começar cedo".

Já sobre o Cariri Cangaço chegar às capitais, o Conselheiro Leandro Cardoso revela: "Vamos trabalhar forte para realizar um grande Cariri Cangaço em Teresina". Já Narciso Dias confirma: "Já estamos trabalhando na formatação do Cariri Cangaço João Pessoa, sem dúvidas será uma grande festa, sem dúvidas o ano de 2017 promete muito para a família Cariri Cangaço." 

 Emmanuel Arruda, Wescley Rodrigues, Narciso Dias, Jorge Remigio, Kiko Monteiro e Juliana Pereira
Raul Meneleu, Celsinho Rodrigues, Edvaldo Feitosa, Leandro Cardoso e Manoel Serafim

O Conselho ainda tornou consensual a formação de uma Comissão para trabalhar outra iniciativa no baixo São Francisco, tendo como sede o município de Propriá em Sergipe, representado na reunião do Conselho, como convidado, o secretário de cultura de Propriá, Rossi Mágne. A Comissão inicialmente ficou definida com Kiko Monteiro, Archimedes e Elane Marques e ainda Rossi Mágne. Também ficou acertada a Comissão para avaliar uma iniciativa do Cariri Cangaço em Poço Redondo nos próximos dois anos, tendo a frente a Conselheira Juliana Pereira. "Poço Redondo é rica em historia e memória do cangaço, é a terra de nosso Patrono, o querido Alcino, assim o Severo pediu para começarmos a pensar em um momento especial só para Poço Redondo, vamos ao desafio."Complementa Juliana Pereira.


 Kydelmir Dantas e o entusiasmo com o Cariri Cangaço Exu 2017
Secretário de Cultura de Propriá, Sergipe; Rossi Magne na reunião do Conselho do Cariri Cangaço
Francimary Oliveira e Ana Lúcia Gomes; representantes de Teresina

"Vejam; a reunião do Conselho Alcino Alves Costa reuniu hoje a tarde, além dos Conselheiros, cerca de 70 pesquisadores convidados de todo o Brasil, numa autêntica e democrática demonstração dessa grande construção coletiva que é o Cariri Cangaço, realmente temos muito trabalho, 2017 e 2018 terão agendas cheias e extremamente proveitosas" revela o Conselheiro Ivanildo Silveira.

Manoel Severo fala: "Hoje tivemos uma reunião diferente, com quase 100 pessoas, extraordinário; e mesmo assim tudo transcorreu na mais perfeita ordem e harmonia, cumprindo uma pauta extensa e cheia de novidades conseguimos chegar a muitas determinações positivas e que sem dúvidas serão nosso norte para os anos de 2017 e 2018. Muitos desafios, mas eles são próprios de quem gosta de trabalhar, e com o quilate dos membros desse Conselho e da grande Família Cariri Cangaço, fica fácil. Avante Cariri Cangaço".
  
Cariri Cangaço Piranhas 
Reunião do Conselho Alcino Alves Costa 
IFAL, Piranhas AL
30 de Julho de 2016

Nenhum comentário: