Piranhas Por:Benner Britto

Benner Britto

Estar em Piranhas - AL é sempre prazeroso, mas em companhia de familiares e amigos é ainda melhor. Mais uma vez, em busca de rever amigos e - principalmente - acompanhar meus Pais, Paulo Britto e Ane Ranzan, fui àquela cidadezinha belíssima, cravada entre montanhas, na beira do "Velho Chico", para participar do maior e melhor evento relacionado ao tema Cangaço, tema este que envolve Cangaceiros (criminosos) e Volantes (Policiais Militares).

O Cariri Cangaço, família de estudiosos, pesquisadores, historiadores, colecionadores e afins, que tive o prazer de conhecer já na primeira edição em 2009, na região do Cariri Cearense, com a iniciativa do Ilustre amigo Manoel Severo Barbosa, reuniu - neste último evento - dezenas de pessoas, vindas de 16 estados da federação. Algo incrível, que só poderia ser realizado com a dedicação do Curador Severo, da Prima Sonia Jacqueline, do primo/Irmão Celsinho Rodrigues , da amiga/cunhada Patricia Brasil, e dos admiráveis Conselheiros (são tantos que seria impossível citar todos).

Ane e Paulo Britto, Rossi Magne, Benner e Valdecir Britto

Piranhas, cidade onde meu Avô (Cel. João Bezerra da Silva) foi delegado por duas vezes e Prefeito, interventor. Cidade onde minha saudosa Avó Cyra Britto Bezerra nasceu e casou em 1935, foi o local de onde as Volantes, comandadas por meu Avô ,à época Tenente, saíram para realizar o COMBATE de ANGICO ,Poço Redondo/SE, em 28 de julho de 1938, quando tiveram êxito em matar Lampião, Maria Bonita e mais 09 (nove) Cangaceiros. Não devemos esquecer que houve reação dos Cangaceiros, resultando no ferimento de alguns soldados, inclusive meu Avô, e a morte do valoroso Soldado Adrião!!!

Como podem observar nas fotos, em homenagem aos valorosos heróis daquele combate, que exterminaram o mais famoso bandoleiro (Virgulino Ferreira da Silva - vulgo Lampião), tive o privilégio de usar uma réplica da farda do meu Avô!

Por fim, gostaria de agradecer em nome de toda família RANZAN DE BRITTO aos elogios e dizer que foi um prazer participarmos, por mais um ano, de um evento tão grandioso!

VIVA PIRANHAS, A CIDADE DAS VOLANTES!!!!!
São Luís/MA, 1 de agosto de 2016.
Benner Roberto Ranzan de Britto

Neto do Cel. João Bezerra

Nenhum comentário: