Todos os Olhares nos Levam ao Cariri Cangaço Por: Emmanuel Arruda

Segundo o artista Plastico americano David Leffel "o segredo principal para se realizar uma grande arte,  está menos no domínio da técnica e muito mais no modo como o artista vê o mundo, como ele pensa o mundo. A realidade é a referência permanente do artista..." Assim é o olhar de Emmanuel Arruda... companheiro de Cariri Cangaço; fotografo, produtor cultural e um dos grandes responsáveis por nossa chegada a Princesa Isabel; aqui, Emmanuel Arruda nos permite aproximar de seu olhar mágico e seu talento, por ocasião de nosso Cariri Cangaço em Piranhas, Entremontes e Água Branca...

Convido a todos para uma grande jornada através do olhar de Emmanuel Arruda pelos caminhos de nosso Cariri Cangaço Piranhas 2016; Piranhas e Água Branca . "Gosto das fotos naturais, dos bastidores, do povo, acredito que assim trago a principal essência..." revela Arruda. Aqui vamos encontrar pessoas, lugares, olhares, essências, sentimentos, aqui vamos encontrar o Cariri Cangaço.
"Foi aí que alguns ingredientes acabaram se somando e o sonho do Cariri Cangaço acabou se tornando realidade: Determinação, perseverança, dedicação e amigos; muitos amigos, inúmeros amigos, de todos os lados e lugares, alguns antigos e outros novos, todos juntos começaram a acreditar que poderíamos fazer...e fizemos" assim nasceu o que nos acostumamos a chamar de a Família Cariri Cangaço !
Manoel Severo e nascimento do Cariri Cangaço
Emmanuel Arruda: "prefiro registrar a vida e a cultura que pulsa, pois além de registro do evento é uma janela pra mostrar como é
belo nosso nordeste."
 As cores, os momentos e os movimentos. Desde o  mais singelo olhar da pequena Kalankó ao glamour do "São Francisco" refletido no caudaloso e belo rio, Emmanuel Arruda nos transporta no tempo e no espaço e nos permiti visitar cada cenário, nobres pedaços de historia da espetacular Alagoas, onde o Cariri Cangaço fez sua morada a partir de 
Piranhas e Água Branca.
Emmanuel Arruda com sua enorme sensibilidade nos traz as imagens não só de um evento, mas de um sentimento. O sentimento de pertencimento de um povo que ama seu chão e sua gente. 
Pelas ruas , entre as casas, igrejas, fazendas... Tudo nos remete a essa paixão pelo sertão. No olhar das pequeninas meninas e meninos de Entremontes a certeza que estamos no caminho certo.
"O Cariri Cangaço nasceu com esse sentimento; lúcido e responsável; em trazer um fórum qualificado que pudesse de forma clara; não fazendo apologia ao banditismos ou endeusando cangaceiros; num primeiro momento discutir esse fenômeno tão rico e intrigante que foi o cangaço, e que se tornasse uma ambiente plural e cheio de capilaridade para também discutir outras temáticas ligados ao nosso nordeste, às nossas raízes, à nossa história e memória, e aí vamos encontrar o cordel, a música, a estética, os beatos, o messianismo, os coronéis, a culinária, a medicina, enfim, a isso chamo Cariri Cangaço"
Manoel Severo na apresentação do Cariri Cangaço

 A isso chamo Cariri Cangaço...

Texto de Manoel Severo
Fotografias e arte, de Emmanuel Arruda

Nenhum comentário: