Cortar a Cabeça de Cangaceiro...O Por quê ! Por:Iaperi Araujo


Cortar cabeças, ou morte por degola ou a separação da cabeça do corpo é uma prática muito antiga. Ela tem um significado politico, ou seja, o da subjugação do vencido. Sob, o aspecto religioso cristão, a cabeça separada do corpo, não permitiria a ressurreição do morto. A bíblia fala do corte da cabeça de João Batista, a pedido de Salomé. Em Canudos, após a derrota de Conselheiro a degola, foi geral (triste página de nossa história...). Mesmo, após sua morte, foi procedida a exumação e o corte de sua cabeça.
Em 1926, quando da passagem da Coluna Prestes pelo nordeste, ocorreram casos de degola tanto feita pelos revoltosos, quanto pelos legalistas. No cangaço, esse procedimento teve uma ocorrência muito grande, sobretudo na 2ª fase do fenômeno, em que as cabeças eram apresentadas às autoridades, e, os matadores eram promovidos. A ordem era geral, ou seja, matar e trazer a cabeça. 

Cabeças de Serra Branca, Eleonora e Ameaça.
A separação da cabeça do resto do corpo, mutilando-o, fragmenta a ideia da imortalidade. No caso da degola procedida em Angico (morte de Lampião, Maria e mais 9 cangaceiros), por ocasião da degola de MARIA, após o corte da cabeça, alguns policiais informaram que colocaram o dedo no canal medular extraindo parte da massa cinzenta-encefálica.
O próprio Tenente João Bezerra informou que após as mortes de cangaceiros em Angico, as cabeças tiveram que ser cortadas, pois ficava impossível, trazer os corpos em face das dificuldades encontradas.

Professor Iaperi Araujo
Rio Grande do Norte

5 comentários:

Unknown disse...

Vale salientar que no Cariri Cangaço realizado no ultimo final de semana em Floresta foi afirmado, por Marcos Antônio de Sá, no fogo da Favela, que os praças tiveram suas cabeças cortadas, inaugurando aí o corte de cabeças.
Atenciosamente,
Clênio Novaes

Unknown disse...

Serra branca era meu bizavó
Tem alguem mais Parente dele aii pra gente se conhecer ????

Anônimo disse...

olá bisneto de Serra Branca, estou procurando traços do meu tio bisavô que também estava no bando. como podesso falar com você? meu email 88filmes@gmail.com

Unknown disse...

Ola.. vc é parente de eleonora? Ou serra branca?

Anônimo disse...

Ola amigos ... eu sou bisneto de virgulino Ferreira....