Discípulos e Mestres na Caravana do Saber, Rumo a Exu !

Urbano Silva e Louro Teles

A cada ano e a cada nova edição, o Cariri Cangaço se solidifica como o mais importante evento de pesquisa histórico-cultural do Brasil. E há inúmeras razões para essa adjetivação. Esse evento atende a historiografia, a cultura regional, o debate, a produção de livros e documentários, a oitiva de remanescentes de fatos sociais, a visitação dos cenários e palcos de momentos históricos, a capacidade de investigar e desnudar detalhes que não estão relatados em produções literárias, entre tantos outros significativos avanços. 
O trinômio da Cultura Nordestina, ocupado por padre Cícero Romão, Virgulino Lampião e Luiz Gonzaga, hoje acolhe a trupe do Cariri Cangaço, com a sublime missão de entrar pelos subterrâneos dos fatos e trazer à tona o extraordinário universo nordestino, banhando de luzes os referidos personagens. E no calendário 2017, desembarca em Exu, solo sagrado para o Forró, berço e jazigo do nosso Rei do Baião.

Jorge Remígio, João der Sousa Lima, Manoel Severo e Urbano Silva

A caravana de pesquisadores, depois de percorrer de Serra Talhada à Piranhas, de Juazeiro a Floresta, não estaria completa sem estar presente em Exu e Serrita, para pisar nas pegadas de Gonzagão, eternizado em sua extensa obra musical, que o mundo conheceu nas asas da Asa Branca, ao som de sua primorosa sanfona branca. A produção desses eventos tem a assinatura desse visionário da cultura, denominado Dr. Manoel Severo Barbosa, e todos os seus auxiliares diretos, claro, começando por sua jovem esposa Ingrid Rebouças, e esse time seleto, como Dra. Juliana Pereira, Manoel Serafim, João de Sousa Lima, Professor Pereira, Jorge Remígio, Geraldo Ferraz, Louro Teles,Raul Meneleu, Oleone Fontes, Kiko Monteiro, Celsinho Rodrigues, Ivanildo Silveira, Mucio Procopio e tantos outros valiosos cuidadores da nossa sociologia. 
Luiz Gonzaga disse certeza vez que "o povo me deu o título de Rei do Baião, portanto sou o Monarca da Sanfona"...pois é majestade, eis os vossos súditos, ao seu serviço, cuidando, amando e enaltecendo todo o seu reinado, e a eterna trindade nordestina, que o tempo só fortalece. Aplausos a todos, e a minha singela homenagem por tanto que fazem pelo nordeste, sua gente e suas múltiplas histórias. Sertão, aí vamos nós, Salve Salve Cariri Cangaço 2017.

Urbano Silva
Professor e Pesquisador do Cariri Cangaço
Caruaru-PE
26.01.2017

Vem aí

Nenhum comentário: