Sob as Bençãos de Luiz Lua Gonzaga


João Januário Maciel...ou: Joquinha Gonzaga, nasceu no dia da mentira; 01 de abril de 1952; acabou se tornando uma grande verdade; neto de peixe, peixinho é !!! Joquinha nasceu  no Rio de Janeiro e é filho de dona Raimunda Januário; Dona Muniz, segunda irmã de Luiz Gonzaga, herdou do avô Januário e do tio Luiz Gonzaga o talento e amor para a música e a sanfona. Atualmente casado com dona Nice, mora em Exu ao lado dos filhos; sarinha de 17 anos e Luiz Januário de 11. A família recebeu a visita do Cariri Cangaço na manhã deste último sábado, 21 de janeiro de 2017.

"Cara, quando me disseram que ia acontecer o Cariri Cangaço aqui em Exu eu não acreditei e ai abriram lá uma pagina na internet e ai confirmei, e hoje os homens estão aqui, rsrs" revela um simpático e animado Joquinha Gonzaga, que tem no nome e na alma a responsabilidade de herdar um sobrenome famoso e um talento sem igual.

 Kydelmir Dantas, Joquinha Gonzaga, Manoel Severo e Bibi Saraiva
Ingrid Rebouças, Dona Nice, Joquinha Gonzaga e Nerizangela Silva

"No final da década de 1940, o “Rei do Baião” Luiz Gonzaga formou o primeiro núcleo Nordestino no Sul do país trazendo sua família composta pelo seu pai Januário, sua mãe Santana, suas irmãs Muniz, Geni, Socorro e Chiquinha Gonzaga e seus irmãos Aluízio, Zé Gonzaga e Severino Gonzaga. Se instalaram em um Sítio em Santa Cruz da Serra, em Duque de Caxias-RJ, mais conhecido como Sítio dos Gonzagas, onde eram realizadas grandes festas como casamentos, batizados, aniversários, novenas, etc., sempre com muitos convidados, músicas, comidas típicas nordestinas e a presença de grandes artistas famosos como Maria Inês, Abdias, Trio Nordestino, Dominguinhos entre outros. Foi neste meio que nasceu e cresceu Joquinha Gonzaga, nome artístico dado por seu tio Gonzagão, que o presenteou com uma sanfona de oito baixos (pé de Bode) quando ele tinha apenas 12 anos..."

Família Cariri Cangaço e Família Gonzaga
 Kydelmir Dantas
 Ingrid Rebouças
"Nos surpreendeu o carinho e a atenção com a qual fomos recebidos pela família do Joquinha, tanto ele como dona Nice e os meninos; Sarinha e Luiz Januário; num piscar de olhos era como já nos conhecêssemos a muito tempo, acho que essa é a verdadeira magia da Alma Nordestina" comenta o curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo. Já o Conselheiro Cariri Cangaço Kydelmir Dantas ressaltava a responsabilidade do pequeno "bisneto de Januário"..."Luiz Januário com esse nome sua responsabilidade é muito grande, vamos ver se já segura uma oito baixos..." na verdade o pequeno Luiz Januário ainda não começou a trilhar o caminho da família, mas a filha mais velha, Sara tem um desejo, enquanto o pai quer que ela o acompanhe cantando, a mesma quer mesmo é tocar sanfona!
Continuando a historia de Joquinha: "Após dois anos, reconhecendo o talento do seu sobrinho, Gonzagão trocou os oito baixos por um Acordeon. Joquinha começou sua escola tocando em festas e forrós no Rio de Janeiro e, posteriormente, viajando por todo o Nordeste acompanhando o Rei do Baião como músico (sanfoneiro). Em 1986 Joquinha gravou o seu primeiro disco pela gravadora TOP TAPE, intitulado FORRÓ CHEIRO E CHAMEGO. Em seguida, a convite de seu tio Gonzagão, viajou numa turnê à Europa-França e participou de muitos outros shows já como artista convidado do Rei. A sua maior alegria foi receber o seu primeiro Diploma, quando o Rei declarou em público, registrando oficialmente, que Joquinha seria o seguidor cultural da Família Gonzaga...

 Ingrid Rebouças e Sara Gonzaga
 Joquinha Gonzaga e Luiz Januário 
A visita a residencia da Família Gonzaga selava mais um importante e definitivo momento para a construção do Cariri Cangaço Exu 2017, que já nasce com a espetaluar responsabilidade de celebrar mais uma vez o maior ícone da cultura nordestina.
Biografia de Joquinha Gonzaga : http:www.last.fm/pt/music/Joquinha+Gonzaga/+wiki
Cariri Cangaço Exu 2017
Visita Joquinha Gonzaga
21 de Janeiro de 2017

Vem aí

Nenhum comentário: