Floresta, Estamos de Volta !


“A vida é a arte do encontro”... Dessa forma Vinicius de Moraes conseguiu expressar uma das mais preciosas verdades da vida. Reencontrar a família Florestana nos traz uma alegria sem tamanho. Chegamos a Floresta no final da tarde desta sexta, 24 de fevereiro. Na verdade nossa reunião de trabalho será na próxima segunda feira, mas seria inevitável termos como pauta o evento de outubro.

A casa de dona Carmelita, matriarca e mãe de Marcos de Carmelita é encravada na “rua principal”, por entre o casario de uma beleza incontestável, em frente a pracinha, entre a Câmara Municipal, Prefeitura e o Centro Cultural, ali criamos uma espécie de sub sede do Cariri Cangaço, onde sem dúvidas a cada visita acabamos reunindo os amigos e confrades.



Marcos de Carmelita e Manoel Severo em Floresta

Silvania e Bonita são nossas anfitriãs, Carmelita ouvindo seu “brega” nos deixou a vontade para sermos os donos de sua privilegiada calçada. Ali sob o comando de Marcos de Carmelita armamos nossa “tolda” e a todo instante um conhecido a passar a cumprimentar... Aos poucos o bando foi sendo formado. De Fortaleza, Ingrid Rebouças, Heldemar Garcia e sua esposa Micheline, eu, Marcos de Carmelita. Chegou o historiador Betinho Numeriano e sua alegria contagiante, depois Manoel Serafim, Cristiano Ferraz, Amélia Araújo... Enfim, estávamos juntos novamente.

Mesmo sem o caráter de reunião de trabalho, ninguém desconfia do assunto que tomou conta do encontro: Cangaço!  As experiências da última edição do evento em Floresta; em maio de 2016; as possibilidades e as novidades para o próximo em outubro, os convidados, o desenho do evento, as visitas, e o inusitado, o grande link que faremos entre Floresta e Exu. “É impressionante essa ligação que poucos conhecem entre Floresta e Exu, e o mais interessante é termos a condição de contar e vivenciar através de dois Cariris Cangaço no mesmo ano” ressalta Betinho Numeriano.

Silvania e Bonita
 Manoel Severo e Betinho Numeriano
Manoel Serafim
Ingrid Rebouças

“Vamos ter visitas eletrizantes no Cariri Cangaço Floresta, um dos momentos altos é que vamos dá prosseguimento ao dia seguinte da Chacina dos Gilo, capitulo importante para compreendermos o que realmente aconteceu aqui, todos não perdem por esperar” fala Marcos de Carmelita.


Manoel Serafim completa: “Teremos a grande oportunidade de mostrar a todos os convidados dos Cariri Cangaço o que temos de mais bonito que o nosso patrimônio arquitetônico, o nosso casario e sua historia, sem falar num grande ato em frente ao Batalhão, será um evento igualmente inesquecível”. Avante.

Manoel Severo
Curador do Cariri Cangaço
24 de Fevereiro de 2017, Floresta-PE

Um comentário:

Anônimo disse...

BOM DIA MEU AMIGO SEVERO, SATISFAÇÃO SEMPRE AO FALAR COM VC. QUE COISA BOA VC JA SE ENCONTRAR NA TERRA DOS TAMARINOS, FICO AGRADECIDO PELO CONVITE MAIS NAO VOU PODER IR. MAIS FIQUE CERTO QUE NOS VEREMOS NO GRANDE EVENTO EM NAZARE DO PICO, TERRA DE HOMENS VALENTES. GOSTEI MUITO DA POSTAGEM QUANDO DISSE QUE "ARMARAM A TOLDA"NA CASA DE DONA CARMELITA.ISSO ME FEZ LEMBRAR O CABRA VIRGULINO. UM ABRAÇO DO SEU AMIGO CANGACEIRO " PAULO LAMPIAO" .