Nirez o Guardião de Nossa Memória

Nirez por Igor de Melo

Impossível pensar na memória de Fortaleza, capital cearense, sem citar o nome de seu mais fiel e significativo guardião:Miguel Ângelo de Azevedo, ou como todos conhecem: Nirez. Sua paixão por colecionar a memória de seu lugar vem desde os idos de 1950, são mais de meio século de trabalho árduo, porém prazeroso, para hoje se destacar como um verdadeiro Museu de nossa cidade, o Arquivo Nirez.

Na tarde deste último sábado, 25 de março, os salões da Caixa Cultural de Fortaleza recebeu para contar essa historia um descontraído e inspirado Nirez, que para uma platéia atenta que lotou todas as dependências do espaço cultural, puderam aprender e conhecer um pouco mais desse que já consideramos um mito da memória fortalezense.

 Ingrid Rebouças e a Exposição do Arquivo Nirez na Caixa Cultural
Manoel Severo e a lembrança do Cariri Cangaço a Nirez
Paulo Vanderley, Aderbal Nogueira e Manoel Severo

O Arquivo Nirez em exposição na Caixa Cultural tem sua sede na residencia do memorialista em Fortaleza. Ali décadas de historia se acotovelam por entre todos os cantos do local; temos uma das mais importantes discotecas especializadas sobre MPB do Brasil, discos de 78 rpm, literatura preciosa sobre a historia da música; autores, interpretes, grupos; e o maior e mais importante acervo fotografico da cidade de Fortaleza, além de rótulos e cartazes, caixas de fósforo e publicidades dos tempos do "ronca", um acervo espetacular de maos de 140 mil peças.

 Manoel Severo, Ingrid Rebouças e Nirez na Caixa Cultural

A exposição tem a curadoria do próprio Nirez e também de Weaver Lima, a exposição na CAIXA Cultural de Fortaleza traz peças que pela primeira vez estão sendo expostas fora da casa do colecionador. "É uma parte do meu sonho. Eu sempre quis levar toda a população de Fortaleza para conhecer o meu acervo. Como isso não é possível, eu criei várias formas de levar o acervo às pessoas. Pelo programa de rádio, as músicas, e pelas exposições, as imagens. Mantive por muito tempo uma página de jornal, mas aqui na exposição é muito melhor mesmo", deslumbra-se Nirez para o portal G1. Vale a pena visitar.

Manoel Severo, Curador do Cariri Cangaço
Fortaleza, 25 de março de 2017

Nenhum comentário: