Poço Redondo na Rota Cariri Cangaço


Todos que pesquisam o tema Cangaço estão acostumados a identificar diversos e diversos municípios e localidades que possuem estreita ligação com a época de Lampião. Poço Redondo no estado de Sergipe, certamente é um daqueles que mais se destacam. Foi ali, na segunda metade do reinado do líder mais famoso do cangaço, que viu inúmeros de seus filhos e filhas trilhar o caminho errante das caatingas bravas do sertão. Ali, em um dos cenários mais emblemáticos desta saga, nasceu também um dos mais festejados pesquisadores e escritores da temática: Alcino Alves Costa.

O Memorial Alcino Alves Costa, mantido pelo filho do escritor; pesquisador e escritor Rangel Alves da Costa; promoveu na manha deste domingo, dia 26 de fevereiro, a reunião entre o Conselho do Cariri Cangaço e personalidades da área da educação e cultura de Poço Redondo, o primeiro passo na direção da consolidação de mais um empreendimento com a marca Cariri Cangaço no baixo São Francisco: Cariri Cangaço Poço Redondo 2018.

Memorial Alcino Alves Costa
 Rangel Alves da Costa e Manoel Severo: Relíquias de uma vida, Alcino Alves Costa

Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço, apresentou o Projeto aos presentes, como também a agenda já estabelecida para o ano de 2017, com Exu, Floresta e Piranhas, quando ressaltou a importância e a emoção da reunião na “Casa do Caipira de Poço Redondo” e o quanto aquele momento seria fundamental para a realização num futuro próximo do Cariri Cangaço em Poço Redondo. “Hoje estamos aqui na casa do Mestre Alcino, meu amigo querido que hoje nos acompanha lá do céu, e reunidos no Memorial dedicado a sua vida e obra, trabalhando forte na direção de trazer para sua terra, sua cidade, um velho sonho seu e que hoje é de todos nós: A realização de um Cariri Cangaço em Poço Redondo, realização certa para 2018” revela Manoel Severo.

 Rangel, Manoel Severo e Lena Costa, comandando a Encontro do Cariri Cangaço 
em Poço Redondo
Poço Redondo se prepara para receber o Cariri Cangaço em 2018

Acompanhado de Archimedes e Elane Marques, Ingrid Rebouças, Micheline e Heldemar Garcia, o encontro contou com as presenças de Rangel Alves da Costa, Lena Costa, Maria Oliveira, Djalma Feitosa, os professores Manoel Belarmino e Professor Ricardo Aragão, o artista e sanfoneiro Sávio do Acordeon e ainda Stela Lobão e Carlos Miranda, de Itabaiana. Na oportunidade foi formada uma Comissão que iniciará o planejamento do evento que tem sua data confirmada para 2018, segundo Lena Costa; sobrinha de Alcino Costa, “vamos nos reunir e encontrar uma data de consenso, mas certamente será uma data representativa e festiva relacionada à vida de Alcino”.

Archimedes e Elane Marques e o "pequenino" Alcino Alves Costa
 Pesquisador e escritor Carlos Mendonça, de Itabaiana e Manoel Severo
 Historiador Manoel Belarmino, Manoel Severo e Serginho; ator do filme
 "Aos ventos que virão"
Elane Marques e Stela Lobão
Rangel Alves da Costa e Mylla Criste

Outro momento importante foi a entrega por parte do Cariri Cangaço de dois quadros para fazer parte do acervo do Memorial; um constando a determinação do Conselho em adotar Alcino Alves Costa como Patrono do Cariri Cangaço, datado de setembro de 2013, e um constando uma homenagem prestada por Manoel Severo por ocasião do falecimento de Alcino Costa, datado de novembro de 2012. “Alcino era mais que uma referencia para todos nós, era um mestre, um grande amigo” revela Archimedes Marques.

Rangel, Manoel Severo, Elane e Lena e as homenagens do Cariri Cangaço
 Archimedes Marques e Rangel Alves da Costa
Família Cariri Cangaço em Poço Redondo
Manoel Severo e Ustane Alves
Rangel Alves da Costa e Manoel Severo
Maria Oliveira, Manoel Severo, Estela, Elane Marques e Ustane Alves

Para Rangel Alves da Costa, “É sempre uma honra ter aqui os amigos de Alcino, amigos que ele queria muito bem, principalmente do Cariri Cangaço, é uma pena que ele não esteja aqui hoje para testemunhar esse encontro” e continua:"Poço Redondo é a própria história, aqui tem historia em todos os lugares, foi o município que mais mandou filhos para os grupos cangaceiros, aqui aconteceram grandes combates (Maranduba...), aqui está a Grota do Angico, enfim aqui já temos um livro escrito, basta abrir e ler, não podemos deixar isso se perder..." 

 Djalma Feitosa e Manoel Severo
 O "Brasil de Alma Nordestina" tem um encontro marcado em Poço Redondo em 2018
 Carlos Mendonça e Archimedes Marques e descontração na história do 
Coronel Chico de Miguel, de Itabaiana

Ainda sobre o desafio para 2018, ressalta Rangel: "Nós vamos mostrar a todos que Poço Redondo é capaz de fazer um grande evento e faremos, me comprometo aqui perante todos que em 2018 teremos um Cariri Cangaço em Poço Redondo !" ao que Maria Oliveira confirmou: "Fazia muito tempo que eu esperava ouvir isso." Sem dúvidas quem mais estava festejando era mesmo o velho Caipira de Poço Redondo, "Alcino está muito feliz, até parece que estou vendo ele ali naquela flor de cactos..." falava um emocionado Rangel.

Maria Oliveira presenteou a Manoel Severo com dois filmes produzidos em Poço Redondo
 A Família Costa recebe no "Guegué" o Cariri Cangaço... 

"Não é possível desenvolver um lugar, um município, se não houver uma politica de fortalecimento da história, dos valores e da cultura do povo. Os mestres que contribuíram com a história, com os valores e com nossa cultura precisam ser lembrados como exemplos. Não é possível construirmos uma política de educação, uma política de cultura, de turismo e de geração de renda, se não conhecemos Alcino, se não conhecemos Zé de Julião, se não conhecemos os cangaceiros e cangaceiras filhos e filhas de Poço Redondo, o Quilombo Serra da Guia, os pescadores e canoeiros do Rio São Francisco, os vaqueiros, a Grota do Angico, nossa história local." Fala o historiador Manoel Belarmino.

Logo após a Reunião de trabalho no Memorial Alcino Alves Costa, a Caravana Cariri Cangaço seguiu para almoço no Sítio da família Costa, recanto carinhosamente chamado pela família de "fazenda Guegué" a cerca de 2 km do centro de Poço Redondo. Realmente um dia memorável, para o Cariri Cangaço, para todos os pesquisadores e familiares presentes e sem dúvidas para o inesquecível Caipira de Poço Redondo, Alcino Alves Costa.

Manoel Severo, Curador do Cariri Cangaço
Poço Redondo, 26 de Fevereiro de 2017.

Nenhum comentário: