Que Venha o Centenário de Nazaré

Avante Nazaré ! Que venha o Centenário

Após os contatos e reuniões de trabalho do Cariri Cangaço nos municípios de Água Branca, Delmiro Gouveia e Piranhas em Alagoas e Floresta em Pernambuco, a Caravana Cariri Cangaço chegava na manha da terça-feira de carnaval ao Distrito de Nazaré, também em Floresta, para alinhar os principais pontos do evento que se unirá aos festejos do Centenário de Nazaré.

A atual Nazaré do Pico, já foi Carqueja, que já foi Nazaré. A vila que nasceu da antiga fazenda Algodões, foi o resultado de um sonho do filho do professor Domingos Soriano Ferraz, "Manu" ; que via nascer naquele lugar uma vila. Dali até a realização do sonho foi rápido. Ao sonho se uniram outros jovens e entre esses, os filhos de João Flor, era agosto de 1917 quando foi inaugurada a primeira feira de Nazaré. 

Caravana Cariri Cangaço com Manoel Severo e Manoel Serafim novamente em Nazaré
Archimedes Marques, Manoel Severo, Elane Marques e Louro Teles

Depois dos primeiros embates entre os "filhos de Zé Ferreira" com Zé Saturnino, a família mudou para os arredores de Nazaré, já estamos em 1919 e a fazenda Poço do Nêgo era a nova morada do futuro rei do cangaço. Dali para frente o conflito entre Virgulino e seus irmãos com o povo de Nazaré só aumentaria e viria a se tornar uma verdadeira saga, envolvendo mais de 100 integrantes do afamado vilarejo que entraram na luta contra o cangaço.

Nazaré mais uma vez recebia a Caravana Cariri Cangaço para reuniões de trabalho, desta vez a Celebração do Centenário de Nazaré, dentro do Cariri Cangaço Floresta 2017. Manoel Severo, Manoel Serafim, Archimedes e Elane Marques, Louro Teles, Amélia Araujo, Rubelvan e Lucinha Lira e Nancy Nogueira, Ingrid Rebouças, Heldemar e Micheline Garcia, protagonizaram o encontro que definiu as prioridades do evento e as linhas principais que deverão nortear a programação. 

Manoel Severo entre Juvanira de Souza Lira e Francisco de Assis,
netos de Gomes Jurubeba
Manoel Severo e Nancy Nogueira 
Dona Anália e a recepção ao Cariri Cangaço em Nazaré

Retornar a Nazaré é sempre um grande privilégio, não só por toda a história que ali se guarda, mas pela grande amabilidade de seu povo. A cada passo, a cada casa visitada, a cada abraço, a cada sorriso e palavra nos sentimos "parte da família", todos sempre solícitos e prontos para compartilhar conosco um pouco da valorosa historia de seus recentes ancestrais.

Elane Marques, Antonio de Afonsinho, Maelbe Nogueira, Archimedes Marques, Wellington, Manoel Severo, Vilma Sá, Manoel Serafim, Dona Anália e Amélia.
Lucinha Lira e Manoel Severo
Patriarca Ulisses "Flor" e Manoel Severo

Chegar a Nazaré e apenas participar de uma reunião de trabalho na direção de construirmos o Cariri Cangaço que se unirá aos festejos do Centenário da Vila mais famosa do cangaço não foi e nunca será suficiente, não se pode chegar ali sem que se percorra todo a arruado e olhe atentamente para suas casinhas tão cheias de historia de coragem e destemor, a bela e emblemática igrejinha que encanta a todos, os monumentos em memória dos valorosos nazarenos combatentes do cangaço, o cemitério; ali repousam os restos mortais de muitos dos mais destacados filhos daquele chão. Nazaré não se visita, se vive !

 Na casa do tenente João Gomes de Lira, a reunião para o Cariri Cangaço Centenário
 Archimedes Marques, Manoel Serafim, Manoel Severo e Louro Teles
Manoel Serafim, Nancy Nogueira e Manoel Severo

Tento a brisa suave do sertão e o sol a pino por testemunha, cumprimentar as famílias que ali ainda moram e vivem é como abraçar cada um daqueles que um dia dedicaram boa parte de suas vidas ao combate ao banditismo rural de nosso nordeste. Ali estão os "encardidos nazarenos", homens que a coragem beirava a loucura, a esses vamos mais uma vez prestar nossa justa homenagem, que venha o Cariri Cangaço Centenário de Nazaré.

 O Botton comemorativo do Centenário de Nazaré
 Louro Teles, Manoel Severo, Nancy Nogueira, Rubelvan Lira, Manoel Serafim 
no campo santo de Nazaré do Pico
 Túmulo de Manoel Neto...
Zé Ferraz, pai de nosso amigo Jadilson Ferraz e Manoel Severo
Lucinha Lira, Archimedes e Elane Marques, Rubelvan Lira, Zé Ferraz, Manoel Severo, Ulisses Flor, Manoel Serafim, Nancy Nogueira, Amélia Araujo, 
Louro Teles e Ingrid Rebouças.

"Tivemos realmente um dia cheio e extremamente positivo. Em Nazaré temos uma equipe de coordenação de nosso Cariri Cangaço, formada pelo Rubelvan, pela Mabel, pela Nancy, pela Amélia e o Conselheiro Serafim, além de muitos outros companheiros como o Gilson Nazaré, o Maelbe, o pessoal talentoso e comprometido das escolas, enfim, teremos um grande evento dentro das celebrações do Centenário." Ressalta Manoel Severo. 

Já Manoel Serafim destaca:"Aqui em Nazaré teremos uma agenda intensa durante todo o dia 14 de outubro, que será um sábado, homenagens, palestras, visitas, apresentações artísticas, culinária, teatro e muitas outras surpresas; sem dúvidas uma festa que irá reunir os amigos de todo o Brasil e acima de tudo os nazarenos que estão de todo o país. A programação tá cheia de novidades mais não vamos divulgar ainda..." 

Manoel Severo, Curador do Cariri Cangaço
Nazaré do Pico, 28 de Fevereiro de 2017
Fotos: Ingrid Rebouças

Nenhum comentário: