Paraíba se Prepara para Agenda Cariri Cangaço


Aconteceu na noite deste sábado, 29 de abril de 2017, reunião extraordinária do GPEC - Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço e Cariri Cangaço. O encontro se deu na praça da alimentação do Mangabeira Shopping e reuniu pesquisadores e escritores paraibanos e o curador do Cariri Cangaço. A reunião iniciou com as boas vindas pelo Presidente do GPEC, pesquisador Narciso Dias que ressaltou o esforço do curador do Cariri Cangaço Manoel Severo que "realiza uma verdadeira cruzada visitando todo o nordeste na construção da memoria da nossa historia, é uma privilégio para nós do GPEC realizar essa reunião do Cariri Cangaço".

 Manoel Severo e Emmanuel Arruda
 Manoel Severo e Silvanio Lopes
Casal Cel João Bezerra e Manoel Severo
 Cariri Cangaço e GPEC: Desafios de 2017 e 2018

A pauta girou em torno da agenda Cariri Cangaço para este ano de 2017, com as edições em julho: Exu e Serrita; setembro: Piranhas, Água Branca e Delmiro Gouveia e outubro: Floresta e Nazaré do Pico quando Manoel Severo apontou para os presentes os principais pontos de cada evento com destaque para Exu, o mais próximo de todos. "Exu e Serrita realmente estarão promovendo um Cariri Cangaço espetacular, hoje, aqui em João Pessoa pudemos em primeira mão divulgar os principais pontos de nossa programação, dessa forma compartilhando com os confrades de GPEC um dos maiores eventos da marca Cariri Cangaço".

"Chega a impressionar o entusiasmo de Severo quando se refere a esta construção coletiva que é o Cariri Cangaço, é verdadeiramente contagiante, o olho brilha, isso não tem preço, agora sei o verdadeira sentimento do Cariri Cangaço, foi uma honra conhecer a todos pessoalmente" revela o professor Abdias, pela primeira vez participando de um encontro do grupo. Já o pesquisador e ator Quirino Silva completa: "Realmente é contagiante e viciante, quando se participa pela primeira vez não se consegue mais parar, é como Severo diz: Uma verdadeira família espalhada por todo o Brasil chamada Cariri Cangaço". O Coronel João Bezerra comenta: "No Cariri Cangaço ou você se aproxima da história ou a historia passa por cima de você, sou fã numero um do Cariri Cangaço."

 Manoel Severo entre Gil e Luma Holanda
Manoel Severo e Professor Abdias
Narciso Filho, Manoel Severo e Narciso Dias
Manoel Severo e Antonio José
Jair Tavares e Silvanio Lopes

A segunda etapa do encontro marcou os desafios da marca Cariri Cangaço para o estado da Paraíba. "Temos três desafios para o estado da Paraíba já para o próximo ano de 2018, primeiro nomeamos o confrade Emmanuel Arruda como representante do Cariri Cangaço nas articulações e construção do Cariri Cangaço Princesa Isabel em março de 2018. As conversações já se iniciaram e será mais uma vez um marco. A segunda iniciativa será envolvendo os municípios de Pombal, Nazarezinho e Cajazeirinha, sem dúvidas também uma iniciativa sensacional e por ultimo a grande realização ainda no primeiro semestre do primeiro Cariri Cangaço Capital: João Pessoa" revela Manoel Severo.

Para Narciso Dias "o ano de 2018 será verdadeiramente o ano da Paraíba no Cariri Cangaço, já iremos começar o planejamento, Severo nos incumbiu junto com o GPEC para construção dessas agendas, vamos formar as comissões nos municípios e estaremos todos comprometidos em realizar o melhor. Princesa, Patos, Pombal, Nazarezinho, Cajazeirinha, e por fim o grande desafio de João Pessoa, nos aguardem para 2018!" 

 Jornalista José Carlos Wallach entrevista Manoel Severo e Narciso Dias 
Narciso Filho, Emmanuel Arruda, Narciso Dias, Abdias, Quirino Silva e Jair Tavares
 Emmanuel Arruda, Manoel Severo, José Carlos Wallach, Narciso Dias, Professor Abdias e Quirino Silva
 Catarina Venâncio, Gerlane Carneiro e Ingrid Rebouças
 Ingrid Rebouças, Manoel Severo, Narciso e Catarina Venâncio
Ingrid Rebouças e Emmanuel Arruda

Emmanuel Arruda, um dos embaixadores do Cariri Cangaço adianta: "Já iniciamos as conversações em Princesa Isabel. O município deseja realizar o Cariri Cangaço no mês de Março de 2018 quando festejamo a Semana Cultural. Nesta iniciativa estamos construindo a união com São José de Princesa - Patos de Irerê e também estamos em consorcio com Pernambuco trazendo a bela Triunfo, será muito bacana e em João Pessoa; que estamos programando também para o primeiro semestre de 2018, estaremos já ao lado do presidente Narciso, de Jorge Remígio, dos amigos de GPEC iniciando o planejamento, avante 2018 ! Como diz Severo."

O encontro contou com a presença de Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço, Narciso Dias, presidente do GPEC, Jair Tavares, Cel João Bezerra, Quirino Silva e Célia Maria, Alcides e Gerlane Carneiro, Emmanuel Arruda, Professor Abdias, Antonio José, Silvanio Lopes, Luma e Gil Holanda, Catarina Venancio, Narciso Filho, Ingrid Rebouças e o jornalista José Carlos Wallach; que fez a cobertura do encontro representando o jornal Correio da Paraíba e o blog FestarMuito.

João Pessoa, Mangabeira Shopping
29 de Abril de 2017.
Cariri Cangaço - GPEC

Um comentário:

silvano lopes disse...

Satisfação imensa participar do Cariri cangaço, junto com todos os especialistas nesse assunto da literatura do cangasso