A Belíssima Tabocas e a Festa do Cariri Cangaço Exu 2017


A cada momento nos surpreendemos com a imensa riqueza de nosso chão. O Cariri Cangaço tem nos proporcionado encontrar e conhecer pedaços preciosos de nossa terra; firme e forte; pujante por entre a vegetação inigualável e bela da caatinga só encontrada por esses lados do planeta. Mais uma vez os convido a conhecer o que nos espera no Cariri Cangaço Exu no próximo mês de julho: Tabocas.

O distrito de Tabocas, encravado no município de Exu, se originou como um aglomerado de sítios, o Sítio Tabocas fazia parte do distrito de Cana Brava e pela lei municipal nº 14, de 20 de agosto de 1931, o distrito de Canabrava passou a denominar-se Tabocas. Localizado a cerca de 18 km da sede do município de Exu, no sopé da espetacular Chapada do Araripe, guarda por entre suas casas e ruas a beleza de uma época que parece que parou no tempo...


 Museu Histórico de Tabocas - Memorial Antônio Saraiva Albuquerque
 Patrimônio arquitetônico de Tabocas, Exu.

Tabocas é um pedaço de paraíso por entre as terras de Exu. Berço do pesquisador e escritor Bibi Saraiva; um dos organizadores do Cariri Cangaço Exu; promoverá por ocasião do evento em julho, a inauguração do Museu Histórico de Tabocas - Memorial Antônio Saraiva Albuquerque (Antonival), dentro do Projeto Audiovisual Cine Clube Araripe , quando reunirá acervo significativo; iconográfico, de documentos e peças, que fazem parte da história de Tabocas e de Exu.

Ali, o tempo parece passar mais devagar, sem pressa... A igreja de São Sebastião, a bodega de seu Barela, a praça, as casinhas com suas arquiteturas típicas, cores fortes e alegres nos transportam a lembranças imorredouras de tempos de criança quando muitos de nós festejávamos a doce vida do interior.

 Seu João Barela e a tradicional bodega sertaneja
 Antigo Salão de Danças de Tabocas
 Chalé no centro de Tabocas

"Tabocas será mais um momento espetacular do Cariri Cangaço Exu 2017, o distrito em toda sua inteireza guarda uma beleza inconfundível, as casas, as ruas, a praça, a igreja, as famílias, enfim, será uma visita inesquecível dentro de nossa programação, além da grande inauguração do Memorial Antônio Saraiva Albuquerque, estamos realmente muito felizes com a visita técnica Tabocas, terra do querido amigo Bibi Saraiva" fala Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço. 


Igreja de São Sebastião de Tabocas
 Tabocas no sopé da Chapada do Araripe
Casarão da Família Luna em Tabocas
Na praça o tempo parece parar...

Cariri Cangaço
Distrito de Tabocas, Exu-Pernambuco
05 de maio de 2017
Fotos:Bibi Saraiva
Distrito de Tabocas
Cariri Cangaço Exu
Missa do Vaqueiro de Serrita
20 a 23 de Julho
EXU-SERRITA

Nenhum comentário: