Nas Trilhas do Cangaço de Floresta Por:Marcos de Carmelita


Temos a grande responsabilidade de perpetuar nossa memoria, consolidando a historia de nossas origens, nosso lugar, nossa identidade. Floresta: Um dos mais tradicionais municípios do sertão pernambucano... Sua força e sua tradição remontam os tempos de sua fundação. Ali, berço dos mais ferrenhos perseguidores de Lampião, perpetua sua historia ao longo dos anos, principalmente na luta contra o banditismo rural.

No último domingo de abril, dia 30, o pesquisador e escritor Marcos de Carmelita, do Cariri Cangaço e do GFEC - Grupo Florestano de Estudos do Cangaço, numa iniciativa vitoriosa comandou grupo de jovens florestanos,ao lado do pesquisador Giovane Gomes,  às Trilhas do Cangaço; principais locais de passagem do cangaço em território florestano. "A iniciativa se justifica como um indutor importante para que cada dia, mais e mais florestanos conheçam a verdadeira historia de nossa terra, e me surpreendi com o acolhimento das pessoas, interessadas em participar da trilha" revela Marcos de Carmelita. 

O novo "xodó" do Cariri Cangaço, a pequena Alícia ao lado de Marcos de Carmelita e grupo nas Trilhas do Cangaço em Floresta.

O principal ponto da visita guiada foi ao local da passagem e o massacre do cangaceiro Moreno na Varjota que ocorreu em 23 de abril de 1938, na fazenda Morro Preto. Ali , o grupelho do cangaceiro Moreno capturou Luiz Ferraz, Manoel Caetano e Américo de Cirilo. Por todo o trajeto a surpresa foi a presença sensacional da cangaceirinha Alicia de apenas cinco anos, o novo xodó do Cariri Cangaço. "Ela andou cerca de cinco quilômetros e não reclamou e ainda mandou um recado para o nosso comandante Manoel Severo Barbosa"Revela Marcos de Carmelita. Outra visita foi à Fazenda Pai Mané também em Floresta - PE, ali foi onde o cangaceiro Moreno assassinou a pauladas, Manoel Caetano e Américo de Cirilo, também no dia 23 de abril de 1938. 


Na cruz da captura de Luiz Ferraz, Manoel Caetano e Américo de Cirilo, 
na fazenda Morro Preto, Varjota.

O GFEC, ao lado do Cariri Cangaço estarão realizando outras iniciativas do mesmo gênero, com o objetivo de mostrar, principalmente às gerações mais novas, a real historia do cangaço em Floresta. "Marcos de Carmelita novamente nos surpreende com essa iniciativa, sem dúvidas, espetacular. É uma forma maravilhosa de difundir a historia, reconta-la de forma responsável e ainda, uma forma de preparar a cidade para nosso grande Cariri Cangaço Floresta 2017, quem for vivo verá." Fala Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço.

Cariri Cangaço Floresta
Centenário de Nazaré
12 a 15 de Outubro de 2017

Nenhum comentário: