Virgulino Lampião sob as Lentes de Aderbal Nogueira


Aderbal Nogueira; um homem com um senso de determinação impressionante, um profissional extremamente talentoso e ético que empresta o que tem de melhor ao que faz,e faz bem, muito bem. O cangaço é uma de suas grandes paixões, anos e anos foram dedicados percorrendo as veredas deste sertão apaixonante em busca dos fragmentos da verdade histórica. 

Sócio da SBEC, um dos fundadores do GECC e do Cariri Cangaço, está a frente da Laser Vídeo, uma das mais respeitadas empresas de documentários de nosso país. Hoje nos unimos ao Brasil de Alma Nordestina para dizer ao nosso irmão Aderbal: Vamu lá cabra, conte conosco e que venha "Lampião do Inicio ao Fim"

Aderbal Nogueira e Manoel Severo

"Lampião do Inicio ao Fim" nos traz uma história de vida, sofrimento e guerra no sertão. Os caminhos de Lampião como nunca foi mostrado é o mais novo projeto de Aderbal Nogueira, uma minissérie documental em cinco capítulos que irá mostrar todo o caminho traçado por Virgulino Ferreira, vulgo Lampião, desde seu nascimento até sua morte na Grota do Angico. "Mostraremos os lugares onde ocorreram as maiores batalhas, as grandes invasões de vilas e cidades, a ligação com os coronéis, com Padre Cícero e a intrincada rede de relacionamento de Lampião com seus aliados." Reforça a apresentação do Projeto.

Com a palavra Aderbal Nogueira: "A série será pautada em depoimentos dos maiores pesquisadores da historiografia do cangaço e tendo como pontos de costura o maior acervo em vídeo gravado ao longo de 30 anos com remanescentes da época do cangaço como ex-cangaceiros, ex-volantes, ex-coiteiros e testemunhas oculares de suas ações.Todo esse material foi gravado com recursos próprios até hoje. Esse rico acervo vai ajudar a uma melhor compreensão dessa que, sem dúvidas, é uma das maiores sagas do povo nordestino.
 Aderbal Nogueira, Manoel Severo e Sérgio Dantas
Aderbal Nogueira entre o casal "Candeeiro", seu Né.
Não iremos julgar Lampião, iremos contar os fatos como aconteceram e mostrar em ordem cronológica a sua trajetória. Serão centenas e centenas de quilômetros que nossa equipe irá percorrer pelo sertão que Lampião pisou em quase todo o nordeste. Um trabalho gigantesco para podermos captar em imagens inéditas e de arquivo esse enorme ecossistema. Captação de imagens aéreas com drone, mostrando a região e fazendo o espectador ter uma ideia da geografia do lugar, pois em alguns locais a vegetação ainda é a mesma da época, em outros mudou, mas o relevo original permanece quase inalterado. Essas imagens aliadas a mapas e animações darão uma visão aproximada de como se desenrolaram os fatos e de como era difícil a locomoção das tropas e dos cangaceiros. Câmeras com estabilizadores de imagem mostrarão, de forma bem real, a visão que os ‘cabras’ tinham dentro das matas e a dificuldade de locomoção.

Qual o legado dessa minissérie? Deixar para as futuras gerações o registro em vídeo dessa importante parte da história, pois segundo Heródoto, é preciso pensar o passado para compreender o presente e idealizar o futuro. Prepare-se para adentrar em uma história única em todo o mundo e, parafraseando Winston Churchill, uma história de sangue, suor e lágrimas. A minissérie também será transformada em um documentário longa para exibição em festivais e eventos relacionados ao tema cangaço."
Kiko Monteiro, Aderbal Nogueira e Ivanildo Silveira
Dessa forma o "Benjamim do seculo XXI", Aderbal Nogueira convida a todos nós para fazer parte desse grande empreendimento. Para saber como colaborar de forma responsável e entender como tudo será feito, visite a página do CATARSE no link abaixo e vamos juntos construir mais esta página preciosa da historiografia do cangaço.
https://www.catarse.me/lampiaodoinicioaofim


Lampião do Inicio ao Fim, 
de Aderbal Nogueira
o Cariri Cangaço Apoia.


Manoel Severo
Curador do Cariri Cangaço

Nenhum comentário: