SBEC Entrega Comenda Alcino Alves Costa no Cariri Cangaço Exu 2017

Manoel Severo, Professor Pereira, Juliana Pereira e Benedito Vasconcelos na entrega da Comenda Alcino Alves Costa

Sábado, 22 de julho, no terceiro dia de Cariri Cangaço Exu 2017; no Parque Aza Branca em Exu,  a programação Cariri Cangaço teve seu inicio de maneira festiva com muito baião e xaxado com a performance do casal Quirino Silva e Célia Maria. Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço, fez a abertura da programação da manhã convidando ao Presidente da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, professor Benedito Vasconcelos para em ato solene fazer entrega das Comendas Alcino Alves Costa a personalidades de destaque no universo da pesquisa e estudo do tema cangaço nordestino.


 Presidente da SBEC, Professor Benedito Vasconcelos Mendes
 Manoel Severo , primeiro "comendador" Alcino Alves Costa
 Comunidade da pesquisa do cangaço no Cariri Cangaço Exu na entrega da Comenda

"Tenho a honra de entregar ao Curador do Cariri Cangaço, senhor Manoel Severo Barbosa, a primeira Comenda Alcino Alves Costa, conferida pela SBEC neste ato solene, e reconhecimento ao grande e respeitável trabalho que desenvolve em defesa da cultura e do estudo da temática do cangaço, Manoel Severo dessa forma é o primeiro comendador a receber essa distinção pela SBEC, no Brasil", palavras do presidente da SBEC, professor Benedito Vasconcelos Mendes.


 Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço e Benedito Vasconcelos, presidente da SBEC

Já o curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, visivelmente emocionado confessou: "Sem dúvidas é uma emoção sem tamanho, inicialmente por ser distinguido como o primeiro comendador de tão honrosa medalha, depois pela distinção da SBEC, que na verdade é nossa entidade mãe, foi aqui que tudo começou, e terceiro por ter, a comenda, o patrono que é nosso inesquecível Alcino Alves Costa e quis o destino que nesta manhã de Cariri Cangaço estivéssemos aqui com boa parte de sua família e amigos de Poço Redondo, formando um das maiores caravanas neste evento em Exu, Professor Benedito, muito obrigado de coração".


 Juliana Pereira recebe a Comenda Alcino Alves Costa
 Juliana Pereira e Benedito Vasconcelos
Juliana Pereira e suas palavras de agradecimento


Em seguida o presidente da SBEC, professor Benedito Vasconcelos Mendes fez a entrega da Comenda Alcino Alves Costa aos Conselheiros Cariri Cangaço,advogada e pesquisadora da cidade de Quixadá, Juliana Pereira; primeira mulher a receber a comenda e ao pesquisador e livreiro de Cajazeiras, professor Pereira. "Duas personalidades mais que ilustres do mundo da pesquisa do cangaço que ao lado de Manoel Severo, são os três primeiros a receber a Comenda Alcino Alves Costa" revela Benedito Vasconcelos Mendes.


Para a agraciada pela comenda Alcino Alves Costa, pesquisadora Juliana Pereira: "Realmente um momento inesquecível,  receber das mãos do Presidente da SBEC, professor Benedito Vasconcelos, a comenda Alcino Alves Costa. Não bastasse a minha relação de amor profundo pelo o nordeste, por Gonzaga e por está em EXU, recebi uma comenda que leva o nome do meu pai espiritual, meu querido amigo, amado e eterno mestre. Só Deus sabe o tamanho que ficou meu coração, só Deus sabe a gratidão e a emoção que estou sentindo".


Professor Pereira e Benedito Vasconcelos
 Manoel Severo, Professor Pereira, Juliana Pereira e Benedito Vasconcelos
 Os tres primeiros agraciados pela Comenda Alcino Alves Costa pela SBEC

Outro dos agraciados com a comenda, pesquisador de Cajazeiras, Conselheiro Cariri Cangaço, Professor Pereira, ressaltou a importância e o significado do momento e lembrou "que justamente hoje no momento em que recebemos essa honraria temos conosco uma enorme caravana de Poço Redondo, com Rangel, filho de Alcino, dona Vera, irmã de Alcino e Lena, sobrinha que o acompanhava em todos os momentos, realmente um dia de festa para a família Cariri Cangaço".


 Rangel Alves da Costa, Manoel Severo, Vera Lúcia, Juliana Pereira, 
Professor Pereira e Lena Costa
Manoel Severo, Vera Lucia, Juliana Pereira
Familia de Alcino Alves Costa no Cariri Cangaço Exu
Rangel Alves da Costa, filho de Alcino Alves da Costa na festa da Comenda da SBEC no Cariri Cangaço Exu 2017

A Entrega da Comenda Alcino Alves Costa, iniciativa da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, através de seu Presidente Benedito Vasconcelos Mendes, foi sem dúvidas um dos momentos mais marcantes do Cariri Cangaço Exu 2017.


Cariri Cangaço Exu
Comenda Alcino Alves Costa- SBEC
Parque Aza Branca 
22 de Julho de 2017, Exu, Pernambuco

Nenhum comentário: