Viva o Maior Embaixador do Sertão: Luiz Gonzaga do Nascimento !

Paulo Vanderley e Seu Luiz no Cariri Cangaço Exu 2017

E continuamos com a programação do Cariri Cangaço Exu 2017, ainda no Parque Aza Branca com extensa e rica agenda, toda ela voltada para a vida e a obra do Rei do Baião, Luiz Lua Gonzaga. Primeiro tivemos os aguardados lançamentos dos livros dos pesquisadores e escritores gonzaguianos;  Rafael Lima e o seu "O Rei do Baião e a Princesa do Cariri" e Marcelo Leal com o seu "As Mulheres de Luiz Gonzaga".

Rafael Lima e o lançamento de seu livro "O Rei do Baião e a Princesa do Cariri"
 no Cariri Cangaço Exu
Rafael Lima, Gonzaga e Crato  no Cariri Cangaço Exu 2017

Para uma platéia de pesquisadores de todo o Brasil, um simpático e talentoso Rafael Lima; memorialista da obra do Rei do Baião e que há oito anos comanda o Museu da ExpoCrato, que reúne os Gonzaguianos do Brasil inteiro na época da Exposição mais famosa do Ceará; lançou sua obra dentro da Programação do Cariri Cangaço. "O livro O Rei do Baião e a Princesa do Cariri, vai proporcionar a todos uma viagem pelos principais momentos e emoções vividas por seu Luiz , nosso monarca do Baião, na cidade do Crato, seu berço cearense" afirma Rafael Lima em sua primeira participação em edições do Cariri Cangaço.  

Manoel Severo comenta, "já conhecia de nome e o trabalho, cheio de determinação e paixão do Rafael, hoje estamos tendo a oportunidade de lançar seu livro no Cariri Cangaço, uma obra sensacional, gostosa de ler e espetacular por nos trazer a grande ligação de Luiz Gonzaga com o Crato, além de Rafael ser essa pessoa gentil, elegante, cordato, para nós é uma honra tê-lo na Família Cariri Cangaço". 

Mais cedo o Conselho do Cariri Cangaço entregou os Diplomas de "Amigo do Cariri Cangaço" a três dos artistas e músicos que por muito tempo acompanharam o Rei do Baião, de Exu: Enyo Franco, Islanyo Ferreira do Nascimento e Pedro Ivo de Oliveira.  

Kydelmir Dantas lançando seu cordel "A chegada do rei do baião ao inferno"
Manoel Severo, Enio Franco e Eliana Galdino
Professor Urbano Silva e a homenagem ao Rei do Baião e Onildo Almeida

Logo em seguida as homenagens partiram do pesquisador gonzaguiano, professor de Caruaru e membro destacado do Cariri Cangaço, Urbano Silva que trouxe o abraço de Onildo Almeida, um dos mais destacados compositores da musica nordestina e sua obra prima,
 "A Feira de Caruaru".

 Paulo Vanderley: O coração falando mais alto
 Paulo Vanderley e a tarde noite de Luiz Gonzaga no Cariri Cangaço Exu
 Paulo Vanderley
Paulo Vanderley, Kydelmir Dantas e Múcio Procópio

O grande final do terceiro dia de Cariri Cangaço ainda estava por vir, no inicio da noite, quatro dos mais destacados pesquisadores da vida e da obra do Rei do Baião haveriam de proporcionar a todos os presentes uma apresentação de arrepiar. 


Ao moderador da Mesa,  poeta cordelista, pesquisador paraibano de Nova Floresta, também Conselheiro Cariri Cangaço, Kydelmir Dantas, se uniu o pesquisador e estudioso da historia da música brasileira; potiguar de Lages e Conselheiro do Cariri Cangaço; professor Múcio Procópio e duas legendas gonzaguianas: Paulo Vanderley, um dos maiores pesquisadores e colecionadores da obra de Gonzaga, do Brasil e José Nobre, filho de Currais Novos mas radicado em Campina Grande onde mantém um dos maiores Museus Fonográficos do Mundo, para realizarem um dos momentos mais preciosos e esperados do Cariri Cangaço Exu 2017. 

Paulo Vanderley e Kydelmir Dantas
 "Falar de Gonzaga é falar da alma do Sertão, é falar da alma do sertanejo e de todos nós, a emoção toma conta de todo o meu ser na noite de hoje aqui no Cariri Cangaço Exu neste momento em que juntos homenageamos o grande Luiz Gonzaga" revela um emocionado Múcio Procópio. 

Paulo Vanderley, um abnegado rastejador da historia e cultura sertaneja, incorrigível apaixonado pela música genuinamente nordestina, por tudo que se refere a ela e especialmente a tudo que diz respeito ao Gigante Luiz Gonzaga nos proporcionou a partir sua apresentação a grandeza do universo Gonzaguiano. Por mais de uma hora nos presenteou com fragmentos preciosos de seu rico acervo sobre Lua Gonzaga. Paulo Vanderley é uma dessas pessoas que encantam fácil, por sua dedicação e sua simplicidade, a simplicidade daqueles que emprestam o que possuem de melhor na direção de realizar sonhos, e o mais importante: Compartilhar sonhos, foi assim em sua apresentação no Cariri Cangaço Exu 2017, com o coração nos trouxe o Rei do Baião.

Múcio Procópio e a emoção de sua relaçaõ com a obra de Luiz Gonzaga
José Nobre e Seu Praxedes, tendo o Rei do Baião por testemunha...

Destacamos aqui a última apresentação da noite , o professor e pesquisador de Currais Novos, radicado em Campina Grande, José Nobre; criador, fundador e mantenedor do Museu Fonográfico Luiz Gonzaga, também na cidade de Campina Grande que dedicou a sua apresentação a relíquias do universo fonográfico gonzaguiano, uma viagem musical poucas vezes vista, trazendo o saudosismo e a emoção a essa que sem dúvidas foi uma das noites mais marcantes do Cariri Cangaço.

O Museu Fonográfico Luiz Gonzaga é um dos mais ricos espaços culturais do nordeste, por 30 anos José Nobre reuniu um acervo considerável, rico em expressão e grandeza, são mais de 6 mil discos, mais de 70 livros sobre a vida e obra de Luiz Gonzaga, teses de doutorado, revistas, recortes de jornais, instrumentos e peças que pertenceram a Gonzaga e muito mais, tudo isso perpetuando a memoria do maior embaixador do sertão, de todos os tempos. 

Cariri Cangaço Exu
"Luiz Gonzaga, o Mito e a Obra"
22 de Julho de 2017 Parque Aza Branca,
Exu-Pernambuco

Nenhum comentário: