Penafiel, Por Terras do Patriarca Manoel Lopes Diniz Por:Valdir Nogueira

Desde os primeiros anos da colonização até à época da independência, colonizadores portugueses migraram para o Brasil e, desse modo, ajudaram a afirmar o controle da coroa sobre a nova terra. Eles constituíram o mais numeroso, consistente e duradouro grupo de imigrantes livres que o Brasil recebeu. O constante fluxo de imigrantes portugueses para o Brasil e a importância desse fenômeno para o desenvolvimento do país modelou a nação brasileira de um modo diferente de qualquer outro grupo. Em meados do século XVIII, partiu da região do Conselho de Penafiel, cidade e Bispado do Porto, no norte de Portugal, em direção ao Brasil, Manoel Lopes Diniz, filho de Bento Lopes e Águeda Maria Diniz.
 Beleza arquitetônica de suas igrejas...

Em 15 de janeiro de 1756, na época do ciclo da pecuária, Manoel Lopes Diniz arrendou do morgado da Casa da Torre a Fazenda Panela D’Água, hoje situada no município de Carnaubeira da Penha. No ano de 1791, Manoel Lopes Diniz fez o seu testamento na Fazenda Panela D´água, vindo a falecer no ano de 1796, no mesmo local. Seu corpo foi amortalhado em hábito de São Francisco de Assis e sepultado no corpo da Capela do Senhor Bom Jesus dos Aflitos da Fazenda Grande na qual ajudou a construir e que deu origem à cidade de Floresta.Responsável por uma grande descendência no sertão de Pernambuco, foi casado com Maria de Barros da Silveira e tiveram 11 filhos, um faleceu logo pequeno e os outros dez são:

1. Coronel Manoel Lopes Diniz (Filho), casou com Ana Torres e em segundas núpcias com sua prima Ana Tereza da Silva. Foi proprietário da Fazenda Brejo do Gama. Esta localizado nessa região o distrito de Tupanaci, as margens do Rio Pajeú.
2. Capitão Vitorino Pinto da Silva, casou com Sebastiana Ramalho. Seu filho, o Tenente Coronel José Vitorino de Barros e Silva, era proprietário da Fazenda Bezerros que deu origem ao município de Verdejante.
3. Capitão Gonçalo Pinto da Silva adquiriu uma parte da Fazenda Grande que deu origem ao município de Floresta. Foi casado com Claudiana Maria do Espírito Santo filha do fundador da cidade de Curaçá e descendente de Diogo Álvares Correia e Catarina Paraguaçu.
4. Capitão José Lopes Diniz, casou com Josefa Gonçalves Torres. Residiam na Fazenda Panela D´Água, hoje no município de Carnaubeira da Penha.
5. Rosa Maria do Nascimento, casou com o Capitão Comandante Francisco Gomes de Sá, um dos donos das terras banhadas pelo Riacho dos Mandantes (comandantes), hoje divisa entre os municípios de Floresta e Petrolândia.
Santo André de Marecos, vilarejo de Penafiel, 
local do nascimento de Manoel Lopes Diniz.
6. Inácia Maria da Conceição, casou com o português Manoel de Carvalho Alves. Foram proprietários da Fazenda Canabrava que deu origem ao município de Belém do São Francisco. Seu neto, o Coronel Manuel de Sá Araújo, foi o responsável pelo surgimento de Salgueiro.
7. Maria da Silva Barros, casou com o Capitão Francisco Barbosa Nogueira, proprietário da Fazenda Escadinha em Serra Talhada, sendo um dos primeiros colonizadores da região ao lado de José Carlos Rodrigues e Agostinho Nunes de Magalhães.
8. Maria Águeda Diniz, casou com o português Manoel Gomes dos Santos. Eram proprietários da FAZENDA INVEJA, local do inicio do município de SÃO JOSÉ DO BELMONTE.
9. Ana Maria da Silva (solteira).
10. Clara Lina da Silva (solteira).

Valdir José Nogueira
Pesquisador e Escritor
29/11/17 - São José de Belmonte, PE

4 comentários:

Unknown disse...

Meu nome é Joaquim Lopes Diniz
Descente de Manuel Lopes diniz

Unknown disse...

Que história fantástica.

Max Muller disse...

Ola, estou fazendo a arvore genealogica e cheguei até ele, muito mais alem alias, me passa seu contato pra conversarmos ou me mande um email max.albieri@outlook.com

Anônimo disse...

Sou descedente de Pedro Lopez Diniz filho do Capitão Victorino Lopez Diniz