João Mandu de Princesa Isabel Por:Manoel Severo

João Mandu, um homem, uma legenda...

O dia, 20 de julho, o ano: 2014. naquela manha inesquecível e ensolarada a Caravana Cariri Cangaço vinda de Fortaleza e João Pessoa, pisava pela primeira vez o solo da enigmática e tradicional Princesa Isabel. Ha muito tempo sonhávamos com a oportunidade de chegar a esse espetacular cenário histórico que notabiliza-se pela força de seus filhos; grandes personagens que influenciaram os destinos da Paraíba, do Nordeste e todo o Brasil.

Naquele dia uma grande e zelosa recepção marcou nossa chegada. Comigo, Ingrid Rebouças e os companheiros de jornada, Narciso Dias, Jorge Remígio,Jair Tavares e Heldemar Garcia. Os anfitriões: Família Mandu.

João Mandu comandou a recepção em 2014 ao Cariri Cangaço, a partir de sua residência

Até aquele dia conhecia Joao Mandu apenas de nome, de ouvir falar, e  ainda fomos orientados quanto a chegar ao nosso destino: "Quando chegarem a Princesa basta perguntar onde mora seu João Mandu que todo mundo sabe..." E assim fizemos e lá chegamos. O objetivo inicial de nossa visita que era construir o Cariri Cangaço Princesa 2015, a partir do contato inicial feito pelo estimado amigo Carmelo Mandu acabou nos propiciando um encontro inesquecível.

Primeiro os filhos: Carmelo, depois Socorro Maria, Sandro, Pacelli, os netos, os amigos, Edson, Irismar Mangueira, Roberto Santana, o grande irmão Emmanuel Arruda enfim... E daí nos foi apresentado o casal encantador, nossos anfitriões: Nazelis e João; o patriarca. Seu João Mandu que ao me ver disse:"que alegria em receber  esse grande evento que é o Cariri Cangaço em Princesa e que está sendo inaugurado hoje na minha casa em Princesa", mal sabia ele que nos enchia de orgulho e emoção.

João Mandu recebe o Diploma do Cariri Cangaço das mãos de dona Nazelis

Juntamente com os Conselheiros Cariri Cangaço tivemos a grata satisfação e a grande honra de passar às mãos de seu João o Título de "Amigo do Cariri Cangaço". Foi apenas um dia, aquele 20 de julho, e quase um ano depois, até nos reencontrarmos com seu João e a família novamente, mas a força e o magnetismo daquele sertanejo ficaram marcados em nosso coração. De olhar manso e gentil mas com uma profundidade extraordinária, capaz de fazer seu interlocutor se sentir o mais importante de todos, seu João nos recebeu por um dia e nos marcou por sua historia de vida, exemplos e sentimento.

Em março de 2015 realizamos com muita festa e reunindo amigos de todo o Brasil o nosso aguardado Cariri Cangaço Princesa Isabel e mais uma vez João Mandu, gentil, alegre, atento e cordato; do alto de sua integridade moral; nos honrava com sua presença ao lado dos filhos Pacelli, Carmelo, Sandro e Marcelo. Os Mandu eram também os grandes responsáveis por aquele momento.

João Mandu no Cariri Cangaço Princesa Isabel 2015

2018 inicia e com ele a noticia da partida de seu João. O grande esposo, o grande pai, avó e bisavô; o politico, o aconselhador,  o missionário de Deus; companheiro de Frei Damião, seu João que emprestava o que tinha de melhor à obra de tornar melhor a vida das pessoas partia para junto de Deus, deixando a todos que conviviam com ele uma dupla emoção: A saudade profunda e a certeza do dever e missão cumprida. 

Hoje o Cariri Cangaço presta uma sincera e justa homenagem a este grande homem do sertão e convida em nome de toda a família para a missa de trigésimo dia, nesta terça, dia 06 de fevereiro de 2018 na Matriz Nossa Senhora do Bom Conselho, às 19h.
Celebrada por Dom Muniz e Frei Aloísio.


Manoel Severo
Curador do Cariri Cangaço
06 de fevereiro de 2018

Nenhum comentário: