Propriá Recebe o Cariri Cangaço !

Propriá recebe o Cariri Cangaço !

A cidade de Propriá, uma das mais belas e proeminentes urbes do baixo São Francisco, a 98 quilômetros da capital Aracaju, tem o majestoso rio da integração nacional como seu principal cartão postal e fonte de riqueza,  turismo e inspiração. Ali na manha do último dia 20 de janeiro de 2018, o Cariri Cangaço foi recebido por personalidades do mundo acadêmico e cultural da cidade, numa visita de cortesia e trabalho, que abriu as portas do município para a realização em 2019 de mais um evento com a marca Cariri Cangaço em Sergipe. 

A Caravana Cariri Cangaço com seu curador, Manoel Severo, e ainda Ingrid Rebouças e os Conselheiros Archimedes e Elane Marques, foi anfitrionada pelo produtor cultural, poeta e escritor, Rossi Magne; e a visita contou com entrevista na rádio Propriá FM e uma visita de cortesia ao Prefeito Municipal, senhor Iokanaan Santana.

Manoel Severo e Rossi Mágne na Radio Propriá FM

O primeiro compromisso do Cariri Cangaço em Propriá foi uma extensa entrevista na Radio Propriá FM, onde o curador Manoel Severo ao lado de Ingrid Rebouças, Elane e Archimedes Marques foram recebidos pelo radialista Rossi Mágne. Na oportunidade Manoel Severo ressaltou a grande felicidade de chegar a Propriá, "hoje vivo uma grande emoção, ha muito tempo ansiava vir a bela Propriá e hoje graças ao convite do meu querido amigo Rossi Mágne e com a companhia de Archimedes e Elane pudemos realizar esse sonho, é uma grande honra esta com vocês em Propriá e sem dúvidas essa será a primeira de muitas visitas do Cariri Cangaço"

Por ocasião da visita à Radio Propriá FM, a entrevista de Manoel Severo contou ainda com a presença de representantes do CCP - Centro Cultural de Propriá; professores, Erasmo Rodrigues, Claudomir Tavares  Alberto Amorim, além de Tony Moreno; os quais provocaram ao Cariri Cangaço: "Severo quando vamos ter a honra de ter um Cariri Cangaço em Propriá?" ao que no curador do evento revelou: "Sergipe entra de vez na agenda Cariri Cangaço. Este ano de 2018 em junho chegaremos em grande estilo na querida Poço Redondo, terra de nosso Patrono, Alcino Alves Costa; e sem dúvidas a partir de 2019 é nosso desejo realizamos mais uma edição em Sergipe, dessa vez contemplando com certeza Propriá, podem ficar certos, para isso nossos Conselheiros Archimedes e Elane Marques já estão credenciados para as primeiras conversações nesse sentido". 

Na Propriá FM o CCP - Centro Cultural de Propriá recebe o Cariri Cangaço

O CCP-Centro Cultural de Propriá, foi fundado em 24 de maio de 2010 e reorganizado em 27 de dezembro de 2012. O CCP tem como principais objetivos o estudo, a pesquisa, difusão e intercâmbio cultural, como também a promoção de atividades de fomento ao fortalecimento cultural de Propriá, como o Sarau Cultural, o Café Cultural, a Feira do Mamulengo. É ainda projeto do CCP a fixação de um monumento ao homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga na praça que leva seu nome; aliás a primeira praça no Brasil a homenagear com seu nome o grande rei do baião, Gonzagão.

A bela Propriá no baixo São Francisco, Sergipe.

Propriá guarda uma beleza incomum, suas praças abrigam um conjunto arquitetônico antigo muito belo; o Obelisco, a Igreja Matriz, os casarões, as casas de azulejos portugueses, onde Dom Pedro Segundo dormiu na visita que fez a cidade, enfim. 
Rossi Mágne, Manoel Severo e Erasmo Rodrigues
Rossi Magne e Manoel Severo ao lado do vice-prefeito de Propriá, Hélio Gomes

A visita a Propriá, a partir do convite do confrade Rossi Mágne, estava dentro do projeto de visitar algumas cidades sergipanas para definir o formato de uma edição do Cariri Cangaço em Sergipe no ano de 2019. A ideia é tentar fazer um consórcio entre alguns municípios para a realização dessa edição do ano que vem, unindo cenários do cangaço com cidades históricas de Sergipe.

"Chegaremos aqui em Sergipe ainda em 2018, em junho numa grande festa em Poço Redondo, ao lado dos amigos Rangel Alves da Costa, Maria Oliveira, Manoel Belarmino, Djalma, enfim, mas em 2019 desejamos voltar a Sergipe, daí estarmos levando Severo aos principais cenários ligados ao cangaço, como Propriá, Capela, Dores, Itabaiana, Frei Paulo, enfim, além de cidades históricas como São Cristovão e Laranjeiras, sem dúvidas vamos em 2019 realizar um grande evento em terras sergipanas", revela o Conselheiro Archimedes Marques.
Prefeito Iokannan Santana recebe o Cariri Cangaço em Propriá
Reunião na casa do casal, prefeito Iokannan e  dona Helena Santana na apresentação do Cariri Cangaço que chegará a Propriá em 2019

Outra agenda de nosso momento em Propriá foi a visita realizada a residência do senhor prefeito municipal e sua esposa, o casal, Iokanaan e Helena Santana. Na oportunidade foi apresentado o projeto Cariri Cangaço aos representantes da municipalidade, quando Manoel Severo mostrou as principais linhas do empreendimento.

Prontamente o casal Iokannan Santana  e a professora Helena Santana; ela também membro do Centro Cultural de Propriá; acolheram o empreendimento Cariri Cangaço. "É muito bom e é com muita honra que recebemos o Cariri Cangaço em Propriá, sem dúvidas teremos tempo para nos organizar e realizar um grande evento" revela a professora e primeira dama, Helena Santana.
Manoel Severo, Rossi Mágne e Archimedes Marques
Rossi Mágne recebe da escritora Elane Marques o livro "Sila-do cangaço ao estrelato"
Helena Santana e Ingrid Rebouças

Manoel Severo
Curador do Cariri Cangaço
20 de Janeiro de 2018, Propriá-SE

Nenhum comentário: