Praça Lampião:A Recepção da Capital da Cultura do Cangaço Por:Manoel Belarmino


Poço Redondo é mesmo a Capital da Cultura do Cangaço. E não temos dúvidas disso. Poço Redondo, na sua maneira simples, singela, como assim sempre foi e é o seu povo, homenageou Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, com uma Praça na Cidade. Assim como temos também a Praça Frei Damião e a Praça Antônio Conselheiro, temos a Praça Lampião, que foi inaugurada em 1988 pelo então prefeito Alcino Alves Costa. Poço Redondo soube homenagear os personagens da História do Nordeste Brasileiro. E os três principais personagens da história do Nordeste pisaram neste chão Poço Redondense. Antônio Conselheiro aqui esteve na sua caminhada peregrina passando pela estrada de Curralinho em busca da terra prometida, a caminho do Belo Monte, a Canudos. Lampião esteve aqui e acoitou-se por várias vezes, culminando com sua morte em Angico. E Frei Damião rezou por duas vezes aqui as Santas Missões.
Poço Redondo é marcada na Historia da Cultura do Cangaço, como a Capital do Cangaço. Basta ver: o número significativo de cangaceiros e cangaceiras filhos e filhas de Poço Redondo no Cangaço, A Missa do Cangaço, Grota do Angico, o Fogo do Maranduba, o cangaceiro e político Zé de Julião, o historiador e pesquisador da história e da cultura do Cangaço Alcino Alves Costa, o Memorial Alcino Alves Costa e o povo poço-redondense.
Em junho de 2018, no período de 14 à 17, acontece acontecerá o Cariri Cangaço Poço Redondo. Dezenas de escritores, professores, pesquisadores, estudiosos, estudantes, jornalistas e a população em geral estarão na Capital do Cangaço para um dos maiores seminários sobre a cultura nordestina. A Praça Lampião será, sem dúvida, como sempre um lugar da primeira parada dos participantes do Cariri Cangaço antes de iniciar o evento. É um símbolo ou lugar de recepção da Capital do Cangaço aos visitantes. Ali são feitas as primeiras fotografias pelos que visitam Poço Redondo.
Manoel Belarmino,pesquisador e escritor
Comissão Organizadora do Cariri Cangaço
E Vem ai...

14 a 17 de Junho de 2018

Nenhum comentário: