Memorial Luiz Gonzaga e o Cariri Cangaço Fortaleza 2018


A manhã do último dia de Cariri Cangaço Fortaleza 2018; domingo 29 de abril; teve o grande Rei do Baião Luiz Gonzaga como nosso anfitrião. Sob o comando do gonzaguiano Marcelo Leal e seu Memorial Luiz Gonzaga no bairro do Parreão em Fortaleza os convidados do evento puderam celebrar o maior ícone de nossa cultura nordestina.



Um espetacular café da manhã sertanejo preparado pela anfitriã; dona Nair de Lima; reuniu apaixonados pelas tradições nordestinas de todo o Brasil, o domingo de Cariri Cangaço reuniu em torno de Gonzaga e de uma mesa tipicamente nordestina; tapioca, bolo de milho, mungunzá, pé de moleque, aluá, canjica, pamonha, cajuína e muito mais; pesquisadores, escritores, artistas, cordelistas, poetas, que celebraram a integração da alma nordestina.



“Até os meus 15 anos, passei todas as férias escolares na fazenda do meu avô em Quixeramobim. Foi lá que eu dancei quadrilha, vi a asa branca ir embora em anos de seca e a vi voltar quando a chuva chegava. Meu tio sanfoneiro me colocava na garupa de uma burra e me levava para o forró. E sempre, guardando as proporções, pude vivenciar aquilo que Luiz Gonzaga viveu em Exu, no sertão de Pernambuco, e colocou em suas canções”, revela o proprietário do Memorial um apaixonado gonzaguiano, Marcelo Leal.

Por ocasião da abertura da visita, Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço, recebeu das mãos do curador do Memorial Luiz Gonzaga, pesquisador Marcelo Leal, a Estatueta e o Diploma; Comemorativos ao Centenário de Luiz Gonzaga; que ressaltou o "trabalho realizado pelo Cariri Cangaço em todo o nordeste na divulgação e consolidação da historia, cultura e tradições nordestinas."


 
 
 

Marcelo Leal mantém o memorial desde 2010 e sua inauguração oficial de seu deu apenas em 2012, no dia 22 de outubro, dia do aniversario do organizador. "Escolhi o ano de 2012 para celebrar o centenário do rei do baião". A visita ao Memorial aconteceu em grupos de 10 em 10 pessoas que puderam sob a orientação do anfitrião Marcelo Leal conhecer o conjunto precioso de artefatos, relíquias, artesanato, discos, imagens, quadros, enfim, um acervo considerável distribuído em oito salas temáticas

 
 

Ao final uma grande apresentação do mais autêntico baião de raiz, do grande Luiz Gonzaga fez a festa com as apresentações de Cecília do Acordeon, Francine Maria, Deisielly do Acordeon, Pedro Popoff, e ainda Nonato Araujo e o grande músico José Alderi, o Estrela do Norte.


 
 
 


Cariri Cangaço Fortaleza
Memorial Luiz Gonzaga - Marcelo Leal
29 de Abril de 2018


Em reverência ao Rei do Baião
 


 

 

 

 

 
 
 
 
 
 

 
 
 

 
 
 
 
 

 
 
 
 
Cariri Cangaço Fortaleza
Memorial Luiz Gonzaga - Marcelo Leal
29 de Abril de 2018

Um comentário:

Teresa Raquel disse...

como eu faço para me inscrever pra o cariri cangaço?