Casa das André; nova Casa da Cultura de Barro



A mais antiga casa da cidade do Barro, conhecida como casa das André, a primeira edificação dessa urbe, construída em 1894 por André Rodrigues dos Santos, filho de Pedro Rodrigues dos Santos, o primeiro a habitar essas terras, toda em pedra rocha arenosa extraídas de lajeiros existentes nos arredores, é por se só testemunha de um passado de lutas de todos que ali habitaram. Quer fosse pelo desenvolvimento educacional ou religioso a casa das André era referência na macha fleumática pelo progresso desde muito tempo. Era lá a hospedaria de Bispos, Padres, Monsenhores e educadores em geral.

Mesmo antes do centenário de sua construção, um membro dessa conceituada família, um homem de uma visão admirável, que nasceu em um pequenino quarto daquelas dependências, abriu mão de interesses outros e planejou tornar aquela vivenda em ruinas, em algo que pudesse ofertar as novas gerações da cidade, aquele desígnio de seus antepassados, transmitir conhecimentos. José Nello Zerinho Rodrigues planejou e com recursos próprios restaurou a velha casa e a deu de presente aos seus conterrâneos.


A CASA DA CULTURA

119 anos se passaram e em uma parceria extraordinária constituída entre a fundação Zerinho e o poder público municipal de Barro, ofertou a toda a população nesse dia 1º de maio, dia do trabalho, a comemoração de sua inauguração.

Um ato celebrado com muita festa!  A brilhante apresentação da banda marcial Eliel Nunes Rodrigues do IFPB (Instituto Federal de Educação Ciência e tecnologia da Paraíba) veio da cidade de Souza abrilhantar o evento seguido pela banda de musica do município do Barro que fizeram a alegria da sociedade que veio prestigiar.

A casa da cultura denominada “André Rodrigues” uma homenagem as duas famílias que muito fizeram pelo município, será um ponto de encontro de artistas de diversos segmentos como: teatro, cinema, musica, dança, artesanato, fotografia e artes folclóricas em geral.

Os visitantes poderão despertar a curiosidade apreciando relíquias históricas do município e vários objetos que divulgam o sertão nordestino na parte mais antiga da casa, toda mantida na sua originalidade.

A Casa da Cultura André Rodrigues estará sempre a serviço da arte e da cultura, da história e da memória do povo barrense. cerimônia contou com a presença do ilustre filho do Barro José Nello Zerinho Rodrigues, instituidor da Fundação Zerinho e sua família, alem de várias autoridades Paraibanas como: O Deputado Estadual José Aldemir, Prefeita de Cajazeiras Dra. Denise e seu esposo Dr. Carlos Antonio, Secretario de Cultura de Cajazeiras Professor Chagas Amaro, Professor Francisco Pereira e o Professor Otávio Júnior, alem de empresários Paraibanos de vários segmentos.


Estiveram prestigiando também prelados de vários municípios cearenses, historiadores, filhos ilustres do Barro e autoridades locais como o Prefeito Municipal de Barro Francisco Luiz Tavares de Araújo (Neneca), Presidente da Câmara Municipal, Vereador Eurandir (Koringa), vereadores, Secretários municipais e o Pároco do nosso                    Santuário da Divina Misericórdia, Padre Arnaldo Pereira.

Um comentário:

IVANILDO SILVEIRA disse...

PARABENIZAMOS O AMIGO SOUSA NETO, POR MAIS ESSE TENTO MARCADO DE PRESERVAÇÃO DA CULTURA, E, A CERTEZA QUE O MESMO VAI ARREBENTAR NA PROGRAMAÇÃO DO CARIRI-CANGAÇO EM SUA CIDADE, EM 2013...
VALEU AMIGO SOUSA...!!

Abraço
IVANILDO SILVEIRA
Colecionador do cangaço
Membro do CARIRI-CANGAÇO e da SBEC
NATAL/RN