A Formação do Caráter do Sertanejo marca o inicio do Cariri Cangaço Parayba

 Mesa da primeira conferência do Cariri Cangaço Parayba

Com a participação dos professores Wescley Rodrigues, Múcio Procópio e Lemuel Rodrigues , as primeiras conferências do Cariri Cangaço Parayba trouxeram ao debate a verdadeira face da formação do caráter do sertanejo, que é "antes de tudo um forte". Questões ligadas à religiosidade, o misticismo, as influências filosóficas e sociais as quais esse mesmo sertanejo estava submetido foram as vedetes do primeiro debate da tarde.

Múcio Procópio com uma apresentação rica em detalhes traçou o perfil da formação intelectual e religiosa de Antônio Conselheiro e sua atuação como orientador espiritual de tantos e tantos sertanejos em Canudos. Múcio procurou estabelecer um paralelo entre a ação e o sentimento da missão de Antônio Conselheiro  com as obras que ele leu e sua proximidade com a figura de Padre Ibiapina. "Padre Ibiapina foi um grande mentor de Conselheiro", confirma Múcio Procópio.

Múcio Procópio trouxe o perfil intelectual de Conselheiro...
 Wescley Rodrigues e as várias naturezas e faces do cangaço...
Lemuel Rodrigues e o sertanejo entre o cangaceiro e o beato 

Já Wescley Rodrigues traçou o perfil do sertanejo que se tornava cangaceiro. Muitas vezes o homem da labuta diária na roça que acabava se entregando a uma vida bandida, fora da lei, sob o manto mítico do cangaço, citando com preciosidade vários autores, o professo Wescley procurou enriquecer o debate a partir das três naturezas e faces do cangaço: Vingança, Fuga e Meio de Vida.

O professor Lemuel Rodrigues estabeleceu com precisão o perfil do nordestino "desse lado do nordeste, o nordeste do sertão, da caatinga, do nosso objeto de estudo". As reflexões do professor Lemuel procuraram definir para os presentes as afinidades e peculiares que definiam esse sertanejo, que tanto podia ter seu destino enveredado para o cangaço como para os beatos, "era o mesmo sertanejo!".

Cariri Cangaço

Nenhum comentário: