Nazarezinho e a magia do segundo dia de Cariri Cangaço Parayba: A Casa de Chico Pereira Por:Manoel Severo

Casa de Chico Pereira na fazenda Jacu

O dia ainda nem havia acordado quando já começávamos a nos preparar para a agenda intensa do segundo dia do Cariri Cangaço Parayba. Nazarezinho cerca de 40 km do centro de Sousa, nos esperava com uma das visitas mais importantes do Cariri Cangaço: A Casa de Chico Pereira na fazenda Jacu.

A Caravana Cariri Cangaço saiu do Hotel Ribeirão em Sousa, sendo capitaneada pelo anfitrião Wescley Rodrigues, perto das sete e trinta da manha rumo a fazenda Jacu. Depois de cerca de 36 km a majestosa e emblemática Casa de Chico Pereira, antes da entrada da cidade, se descortinava por detrás de uma encosta.


 Caravana Cariri Cangaço em visita a fazenda Jacu: Casa de Chico Pereira

Como muitos outros  patrimônios espalhados por este Sertão maravilhoso a Casa de Chico Pereira, principal edificação da fazendo Jacu, cenário de inegáveis acontecimentos que eternizam Nazarezinho dentro da historiografia nordestina e brasileira, se encontra em estado que inspira cuidados especiais. 

 
 A beleza e a magia contida na Casa do Jacu...
 Pedro Barbosa e Sara Saraiva

Com a fachada ainda bem caracterizada, com suas paredes, oitão e seus muitos compartimentos,  testemunhas de um tempo glorioso da família Pereira, aguardam o restauro urgente para que se consolide ali um Memorial onde se possa perpetuar a memória não só de Chico Pereira, mas de todo um povo de Nazarezinho.

Cariri Cangaço

Nenhum comentário: