Moção Cariri Cangaço

Vivemos em um país de dimensões continentais; uma maravilhosa colcha de retalhos onde pontuam e se destacam as mais diversas tradições e culturas, diversidades que, do Oiapoque ao Chuí fazem do Brasil uma nação como nenhuma outra no Planeta.

Nordeste, essa terra santa, de alma boa e guerreira onde a nossa amada Mata Branca se destaca do Maranhão à Bahia produzindo homens e mulheres de coragem, força e fé. Ser nordestino é mais do que receber uma simples nomenclatura de um povo em seu lugar; ser nordestino é sentir no coração o pulsar mais agudo das cores do nosso sertão, ser nordestino é ter a tez morena do astro rei; de sol a sol; ser nordestino é amar essa terra, engrandecê-la pelo trabalho digno e a todo o momento construí-la a partir de sua memória.

Hoje o povo paraibano e em especial, do município de Nazarezinho tem a oportunidade de resgatar uma dívida histórica e escrever com letras maiúsculas mais um capítulo da história desse nosso nordeste com a Restauração da Casa da Fazenda Jacu, pertencente à família Pereira e palco de episódios marcantes de um de seus filhos mais ilustres; Francisco Pereira Dantas: Chico Pereira.

O Cariri Cangaço através de seu Conselho Consultivo vem respeitosamente, diante das autoridades constituídas, solicitar o empenho dos senhores na direção do desenvolvimento de todos os esforços no sentido da imediata Restauração da Casa de Chico Pereira, no Jacu; município de Nazarezinho, imóvel secular que guarda entre suas paredes não só história e tradição, mas e principalmente, a força da alma verdadeiramente sertaneja e nordestina.

O mais importante é que possamos compreender que a Casa de Chico Pereira, deixou de ser Patrimônio apenas de Nazarezinho e da Paraíba e passou a ser um Patrimônio do Brasil, que merece, precisa e deve ser restaurado, mantido e zelado por todos aqueles que possuem a responsabilidade de perpetuar a memória de nosso nordeste, movimento esse ao qual o Cariri Cangaço se une de maneira incondicional.

Manoel Severo Gurgel Barbosa
PRESIDENTE DO CONSELHO CARIRI CANGAÇO

CONSELHO CARIRI CANGAÇO
Ângelo Osmiro Barreto – FORTALEZA, Ce
Aderbal Nogueira – FORTALEZA, Ce
João Bosco André – MISSÃO VELHA, Ce
Hugo Rodrigues – BARBALHA, Ce
Napoleão Tavares Neves – BARBALHA, Ce
Rodrigo Sampaio – BARBALHA, Ce
Juliana Ischiara – QUIXADÁ, Ce
José Cícero Silva – AURORA, Ce
Sousa Neto – BARRO,Ce
Renato Casimiro – JUAZEIRO DO NORTE, Ce
Danielle Esmeraldo – CRATO, Ce
Pedro Luiz Camelo – CRATO, Ce
Honório de Medeiros – NATAL, Rn
Ivanildo Silveira – NATAL, Rn
Múcio Procópio – NATAL, Rn
Paulo Medeiros Gastão – MOSSORÓ, Rn
Geraldo Ferraz – RECIFE, Pe
Antônio Vilela – GARANHUNS, Pe
Narciso Dias – JOÃO PESSOA, Pb
Francisco Pereira – CAJAZEIRAS, Pb
João de Sousa Lima – PAULO AFONSO, Ba
Kiko Monteiro – LAGARTO, Se
Jairo Luiz – PIRANHAS, Al
Carlos Elydio – SÃO PAULO, Sp

Nenhum comentário: