Parabéns ao grandioso filho de Nazaré Por:Ana Lúcia

Ana Lúcia em visita ao inesquecível João Gomes de Lira

No início do século XX da República Velha do então Presidente Hermes da Fonseca, nascia a 03 de Julho, numa quinta-feira na Fazenda Jenipapo no Município de Floresta, Pernambuco, João Gomes de Lira. Era o ano de 1913. O governador era Emídio Dantas Barreto. Neste ano o processo histórico de Divisão Regional do Brasil ficou dividido em cinco “brasis”: Setentrional, Norte Oriental, Oriental e Meridional. João Gomes de Lira nasceu na Região Norte Oriental onde Pernambuco estava inserida.

Neste contexto, é importante salientar que o Nordeste, antes de ter essa denominação, serviu como palco de Movimentos Sociais em que, cangaceiros, cabras e jagunços eram terríveis protagonistas destes levantes. Em Pernambuco, a maior liderança do Movimento do Cangaço chamava-se Virgulino Ferreira da Silva – Lampião.

Homem de extrema inteligência comandou diversos ataques, destruições e mortes pelos sertões dos sete Estados nordestinos e para por fim a este banditismo, a Polícia recrutava jovens destemidos para a missão de coibir esses abusos criando as volantes. No Estado de Pernambuco, na cidade de Floresta, no importante distrito de Nazaré do Pico, destacava-se a figura de João Gomes de Lira que se alistou e logo se incorporou na Polícia Militar de Pernambuco, então com 18 anos de idade, para combater o cangaceirismo e o banditismo no sertão.

Em sua trajetória de vida no trabalho, social e afetiva, sempre mostrou dignidade, bondade e imparcialidade em suas decisões. Passou pela hierarquia militar se destacando ao longo da carreira como soldado, comissário, delegado e por último Tenente com muita eficiência e competência aos olhos de toda sociedade sertaneja.

Com poucos estudos não frequentou os bancos escolares com assuidade como desejava, mas, mediante suas memórias como policial atuante, se fez pesquisador do tema Cangaço lançando, após muitos anos de pesquisas, com grande sucesso em dois volumes, o livro Memórias de um Soldado Volante que é um referencial para todos aqueles amantes da História do Brasil e em especial aos bravos soldados nazarenos que participaram diretamente fazendo assim parte da História.

João Gomes de Lira, recebendo a Caravana Cariri Cangaço: Bosco André, Jack de Witt, José Cícero e Manoel Severo 

A João Gomes de Lira, um homem de vida exemplar que foi  pai, avô, tio, amigo de todos, simples, educado, atencioso, acolhedor, pacífico e sempre solícito, todo nosso respeito. Se estivesse vivo, estaria completando 100 anos de idade no dia 03 de Julho de 2013. Agora em Nazaré do Pico, antiga Carqueja em que muitos ainda chamam este pequeno distrito grandioso por sua importância histórica por este nome, será palco de uma merecida e linda homenagem a este valoroso homem que muito honrou a Polícia Militar de Pernambuco como soldado atuante combatendo o banditismo social do Cangaço.

A todos esses valorosos soldados nazarenos que serviram com garra a Polícia militar de Pernambuco lutando contra o banditismo, toda a glória e coroa de louros. Parabéns ao grandioso filho de Nazaré do Pico, o senhor João Gomes de Lira a quem eu conheci de perto e aprendi a admirá-lo. Aqui, rendo minha humilde homenagem.

Ana Lúcia Granja Souza

Nenhum comentário: