A Magia de Piranhas Por:Manoel Severo


Piranhas é simplesmente bela, espetacular ! Parece saída de um conto de fadas dos séculos dezoito e dezenove direto para as margens do São Francisco no sertão das Alagoas; única cidade do semiárido nordestino a ser tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional. Lá atras era chamada de Tapera ainda no século XVIII tendo sua emancipação em 03 de junho de 1887. "Conta-se que, num riacho da Tapera, um caboclo pescou uma grande piranha e quando chegou em casa, lembrou que tinha deixado a faca e falou para o filho: "Vá ao porto da piranha e traga o meu cutelo", e assim a antiga Tapera virou a promissora e inigualável Piranhas.

Piranhas mantem um patrimônio arquitetônico invejável, as pequenas casas e pousadas com suas fachadas coloridas e extremamente bem cuidadas; as ruas de paralelepípedos  limpas e bem sinalizadas, suas igrejas, praças, seu Museu do Sertão, o majestoso Velho Chico e seu pequeno porto: Dali saiu João Bezerra na noite de 27 de julho de 1938 rumo a Angico...  A tornam uma cidade e uma visita, inesquecível.


Parece saída de um conto de fadas dos séculos dezoito e dezenove direto para as margens do São Francisco
 

A cidade em sua parte histórica é movida praticamente pelo turismo. Bares e botecos de fino gosto e comida muito boa, unida a calma e tranquilidade do lugar com os cerca de dois mil habitantes, fazem de Piranhas um dos maiores destinos turísticos de Alagoas. Todos os anos recebe milhares de turistas, notadamente em função de sua grande ligação com o tema Cangaço. Mas seu grande visitante apareceu ainda no século XIX, ainda em 1859 foi visitada pelo Imperador D. Pedro II, e a partir dali ganhou impulso comercial com a navegação a vapor pelo Rio São Francisco e posteriormente, a chegada da estrada de ferro construída pelos ingleses.

Para conhecer essa maravilhosa cidade à beira do São Francisco e se embriagar de cultura, lazer e história, procure a ASTURP - Associação de Empresários e Profissionais de Turismo de Piranhas:

ASTURP - Piranhas
(082) 99651104
(082) 88233973


A bela Piranhas, ás margens do São Francisco, Patrimônio da Humanidade a partir de agora é também a "Casa do Cariri Cangaço".

Manoel Severo
Cariri Cangaço Piranhas

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Professor Manoel Severo: o meu bom-dia.
Olhando a paisagem da Cidade de Piranhas, deixa qualquer um extasiado. Belas e antigos casarões. Muito, muito bonita a Cidade de Piranhas que eu não conheço de perto. E, parabéns a você pela postagem.
Antonio José de Oliveira - Serrinha-Ba.
E-mail: antonioj.oliveira@yahoo.com.br