Barbalha, Terra dos Verdes Canaviais e do Cariri Cangaço

Barbalha recebe o Cariri Cangaço 2013

Reunião de trabalho na sede da Secretaria de Cultura de Barbalha marcou a definição da agenda Cariri Cangaço na terra dos verdes canaviais. O dia começou com visita à casa do memorialista e Conselheiro Cariri Cangaço, pesquisador e escritor, médico renomado, Napoleão Tavares Neves, em Barbalha. Napoleão na verdade é o grande padrinho do Cariri Cangaço, foram dele as primeira bençãos para que o Projeto ainda embrionário em 2008 pudesse ter fôlego e chegasse aos dias de hoje consolidado. 

Ao lado de Napoleão Tavares Neves o tempo passa sem que se perceba, a visita rápida e de cortesia se transforma numa aula, onde de um lado está o mestre e do outro os discípulos, "bebendo da fonte". Ao final a certeza de um Cariri Cangaço marcante em Barbalha.

Prefeito de Barbalha José Leite e Primeira-dama, no recente Cariri Cangaço Lavras da Mangabeira: "Agora é Barbalha a grande anfitriã !"
Manoel Severo, Napoleão Tavares Neves e Juliana Ischiara

A tarde se aproximava e fomos recebidos para reunião de trabalho na Secretaria de Cultura de Barbalha pelo Sub-Secretário Gurgel e o Assessor Soares Neto, que representavam o Prefeito José Leite e o Secretário Antônio de Luna. O passo a passo da agenda do Cariri Cangaço em Barbalha, os pontos a serem visitados, o detalhamento e a infraestrutura de toda a programação foi se consolidando para reeditarmos em Barbalha mais um dia inesquecível de Cariri Cangaço.

Para a pesquisadora Juliana Ischiara "O Cariri Cangaço chega novamente com muita força a Barbalha, já pela quarta vez e nos enche de entusiasmo, não só pelas belezas desta cidade super acolhedora mas pela tradição, história e as raízes fortes deste lugar, Barbalha é sensacional". Soares Neto, assessor da Prefeitura de Barbalha confirma, "Novamente vamos realizar o Cariri Cangaço com toda determinação e dá o melhor para receber a todos que nos visitam contando com certeza com o forte apoio de nosso Secretário Sitõe Luna e de nosso prefeito José Leite".

Barbalha se prepara para receber o Cariri Cangaço 2013.
Ingrid Rebouças e Juliana Ischiara na Exposição da Festa de Santo Antônio em Barbalha

Na manha desta quarta-feira, dia 21; após reunião com o prefeito José Leite e o Secretário Sitõe Luna foi confirmada e acertada a agenda do Cariri Cangaço em Barbalha com as visitas ao Alto Leitão, cenário no último ato da vida do grupo de irmãos Marcelinos; a um dos Engenhos de cana de açúcar, tão tradicionais na região, ao casário colonial, marco do patrimônio arquitetônico de Barbalha e ao Museu e Exposição da Festa de Santo Antônio, um dos maiores eventos de turismo religioso e de entretenimento do estado do Ceará seguida de visita e Conferência no Balneário do Caldas na belíssima Chapada do Araripe, é Barbalha mais uma vez brilhando no Cariri Cangaço 2013.

O Cariri Cangaço 2013 estará chegando a Barbalha no dia 21 de setembro, é esperar para conferir"!

Cariri Cangaço

Nenhum comentário: