Fazenda Remanso e Entremontes Por:Manoel Severo

Pedro Barbosa, Jaqueline Rodrigues e Manoel Savero na Fazenda Remanso

A fazenda Remanso; seguindo da fazenda Patos rumo a Entre Montes seguindo uns 4 Km é outro cenário importante do ciclo cangaceiro e dos últimos momentos de vida de Virgulino Ferreira. Foi ali que as volantes de João Bezerra, Aniceto e Ferreira de Melo estacionaram antes de partirem para a empreitada final de Angico.

A propriedade pertence hoje à família do senhor Celso Rodrigues, filho do lendário Chiquinho Rodrigues. Bem às margens do São Francisco, do lado alagoano, fica bem a frente da margem do Velho Chico do lado sergipano, município de Poço Redondo, à época, Porto da Folha, de onde as tropas partiram rumo ao coito da grota do Angico. Fomos anfitrionados pela filha do senhor Celso, a estimada amiga Jaqueline Rodrigues.

Wescley Rodrigues vislumbrando o Velho Chico
Atual casa da Fazenda Remanso
 Jaqueline Rodrigues, neta de Chiquinho Rodrigues indica a trilha usava por Bida e Elias Marques quando foram buscar Pedro de Cândido
Da fazenda Remanso se vê no outro lado da margem o local onde estava Durval Rosa

Naquela fatídica noite do dia 27 e madrugada do dia 28 de julho de 1938, foi da fazenda Remanso que João Bezerra mandou buscar Pedro de Cândido e Durval, coiteiros e os responsáveis pela condução das volantes até o local exato onde estava o bando, depois da traição de Joca Bernardes. Da fazenda Remanso vislumbra-se a margem sergipana e a trilha usada pelas volantes no último ato de Virgulino Lampião. 

Deixando a história marcante daqueles dias de 1938 um pouco de lado, gostaríamos de registrar a presença de mais um convidado ilustre na fazenda Remanso: Uma Asa Branca, moradora da fazenda, que acabou roubando a cena... Não podia ver um "belo penteado"... vejam por si:

 
 Juliana Ischiara, Afranio Gomes, Ingrid e até Lily, além dos outros, foram batisados pela Asa Branca da fazenda Remanso...
 

A Bela Entremontes

Entremontes, distrito do município de Piranhas, marca a todos que o visitam não só pela beleza de seu casário e de seu belo artesanato, mais também por sua importância dentro da história do cangaço. Ali morava Pedro de Cândido, pivô principal do cerco de Angico. estrada  que nos leva até Entremontes tem o nome de Pedro de Cândido, um dos personagens  mais famosos do lugar. Uma das versões sobre a origem do nome repousa ainda no século XIX, quando da visita do Imperador Pedro II navegando pelo São Francisco em visita a Cachoeira de Paulo Afonso viu o lugarejo e perguntou: "Que lugar é esse entre montes? ". O Imperador Pedro II chegou a pernoitar em Entremontes e disse ter gostado bastante, na época, uma pequena vila de pescadores.

 
 

Durante nossa visita fomos surpreendidos por uma Procissão católica dentro dos festejos da padroeira, um momento singelo onde a beleza da fé dos fiéis se misturava à tradição e história do lugar.

 
 
 
Caravana Cariri Cangaço na aconchegante Entremontes

Entremontes foi o primeiro núcleo de povoamento no município de Piranhas, sua arquitetura colonial com casinhas geminadas e perfiladas sobre o limite da calçada nos dão a impressão de voltar no tempo. Seu bordado de redendê, ponto de cruz, vagonite e boa noite, confeccionados pela maioria das moradoras do lugar, tornaram o distrito conhecido em todo o Brasil.

Manoel Severo
Cariri Cangaço Piranhas
Semana do Cangaço

Nenhum comentário: