Guilherme André: Neto de peixe,peixinho é! Por:Manoel Severo

Guilherme André

É certo que em nossas andanças por este nordeste a fora muitas surpresas nos são reservadas, não só no que diz respeitos às pesquisas, aos fragmentos da história que vamos garimpando ao longo do tempo, mas também pelas grandes revelações que nos são permitidas descobrir.

Algumas delas são realmente gratificantes. Conhecemos já há muito tempo a família do estimado memorialista de Missão Velha, Bosco André. O simpático e sempre amável "padre Bosco" é o atual vice-Presidente do GECC - Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará e Conselheiro Cariri Cangaço, é também o grande embaixador do evento em sua terra natal: Missão Velha. Bosco é dessas pessoas que se guarda sob sete chaves, um amigo que se guarda no coração. 

Juliana Ischiara, Manoel Severo e Bosco André
Manoel Severo e Bosco André: Missão Velha no Cariri Cangaço 2013

Por ocasião de nossa última visita a Missão Velha, ao lado da historiadora Juliana Ischiara, ainda no mês passado, julho; novamente encontramos a família André. naquela oportunidade fechávamos os últimos detalhes do Cariri Cangaço 2013 no Portal do Cariri. Conversa vai e conversa vem, Bosco nos confidencia: "Olhem meu neto é um apaixonado por cangaço e pelo Cariri Cangaço, acompanha tudo que é postado, se interessa e se emociona com tudo, tá doido que chegue logo o dia".

Imediatamente perguntamos se o garoto estava em casa e logo logo aparece o pesquisador mirim Guilherme André de 11 anos de idade, neto do Bosco André. O garoto de pronto confirmou a grande afinidade com a temática e as coisas do cangaço, conversa livremente sobre o tema e conhece tanto os personagens principais como os vaqueiros da história; coisa pouco comum para os garotos de sua idade.

Família André recebe o Cariri Cangaço
Guilherme André, novo membro do Cariri Cangaço, ao lado dos avós .

De pronto, representados por mim e por Juliana Ischiara determinamos que Guilherme André será membro mirim de nossa confraria do Cariri Cangaço, embrião da nova safra de vaqueiros da história. No Cariri Cangaço 2013, Guilherme André estará em noite solene recebendo o Título de Amigo do Cariri Cangaço. Bem, para os mais atentos não deveria haver surpresas, afinal "neto de peixe, peixinho é !"

Manoel Severo
Cariri Cangaço

Nenhum comentário: