Barro, anfitrião de luxo do segundo dia de Cariri Cangaço

Santuário da Divina Misericórdia , Barro, Ceará

O  município de Barro recebeu em festa o segundo dia de Cariri Cangaço 2013.  O conjunto de visitas técnicas que contemplaram também as cidades de Mauriti com a visita ao Distrito de Coité; terra emblemática de Padre Lacerda, que "segurou um fogo" contra Sinhô Pereira e Virgulino Ferreira e mais 70 cangaceiros , ao lado de 6 combatentes; a visita a fazenda Nazaré do coronel Domingos Furtado e Dona Praxedes na cidade de Milagres e às fazendas Timbaúbas em Barro, para onde migrou a família Pereira quando veio ao Ceará e ali consolidou o primeiro bando de Sinhô Pereira e ainda a fazenda do Major Zé Inácio, o maior personagem desta saga em Barro; fez deste dia, um dia memorável.

"A emoção clara e evidente que pudemos sentir a partir do queridos familiares da família de Luiz Padre, seus filhos Hagahus e Wilson, suas noras, netos, enfim, ao pisar o solo da fazenda Timbaúbas,  onde tudo começou, foi indescritível" comenta o secretário de cultura de Barro, Sousa Neto. "Nada se compara a este encontro perpetrado aqui em Barro, entre o passado de lutas e embates, próprios de uma época e o presente, calcado na harmonia e na força do trabalho, de uma família tradicional e de tanta fibra, como a dos filhos de Luiz Padre, hoje nos honrando com suas presenças e vindo de Tocantins especialmente para participar do Cariri Cangaço", acentua Ângelo Osmiro, Presidente do GECC.

Caravana Cariri Cangaço no Coité "de Padre Lacerda"
Palestra de Antonio Amauri no Coité, segundo dia de Cariri Cangaço

No final da tarde, o anfitrião do Cariri Cangaço em Barro, prefeito Neneca Tavares comandou a homenagem a Dona Chiquinha Pereira, com descerramento de placa em Memorial no átrio do Santuário da Divina Misericórdia, em Barro, onde está sepultada a matriarca da família Pereira, mãe de Luiz Padre. Novamente as presenças de toda família, a partir dos filhos de Luiz Padre, Hagahus e Wilson, foram o ponto alto das homenagens prestadas pela prefeitura de Barro e o Cariri Cangaço. Ato contínuo o Secretário de Cultura de Barro e Conselheiro Cariri Cangaço, escritor Sousa Neto, ao lado do empresário Zerinho, recepcionou a todos na "Casa das André", sensacional espaço multi-uso, referencia para todo o cariri.

 Caravana Cariri Cangaço na fazenda da Familia Pereira em Barro: Timbaúbas
 Prefeito Neneca Tavares recebe o Cariri Cangaço para homenagear Dona Chiquinha Pereira
Hagahus Araujo e Wilson Povoa, filhos de Luiz Padre na homenagem do Cariri Cangaço e Prefeitura de Barro

O médico, pesquisador e escritor Leandro Cardoso Fernandes de Teresina, no Piauí, foi o conferencista da segunda noite de Cariri Cangaço, em Barro. Com o tema: Sinhô Pereira e Luiz Padre, os Vingadores do Pajeú, Leandro Cardoso apresentou uma conferência ímpar, pontuada por incansável, responsável e qualificado trabalho de pesquisa, coroando a noite com a história desses que sem dúvidas são dos mais importantes personagens da saga cangaceira do nordeste.

Ao final ficou consolidado o município de Barro como "Cidade Sede do Cariri Cangaço" em Certificado Oficial passado pelo Curador do evento, Manoel Severo ao prefeito do município, Neneca Tavares. 

Para Manoel Severo, "Barro é uma das cidades que nos conquistou pela paixão. Paixão pelas coisas de nossa raiz, paixão pelo zelo com nossa história e nossa cultura, paixão pela formação de suas crianças e jovens, paixão pela preservação de sua memória, isso não tem preço, e aos queridos amigos Neneca Tavares, dona Sila, Sousa Neto, Coringa e a toda família de Barro, o reconhecimento e a gratidão da família Cariri Cangaço".

Cariri Cangaço 2013
18 de Setembro
Barro, Ceará.

Nenhum comentário: