Porteiras mais uma vez surpreende no terceiro dia de Cariri Cangaço 2013

Ginásio de Esportes de Porteiras recebe a segunda noite de Cariri Cangaço

O dia 19 de setembro; terceiro dia de Cariri Cangaço teve como anfitrião o município de Porteiras, as visitas às fazenda Piçarra e Guaribas, célebres cenários do ciclo cangaceiro da época de Lampião, se estenderam até as 19 horas quando a Caravana Cariri Cangaço foi recepcionada pelo prefeito Manoel Novais e a primeira-dama Dra Socorrinha no Polo de Lazer da cidade com uma das mais autênticas manifestações da cultura de raiz de nosso interior: Retreta com uma sensacional Banda de Fanfarra.

Manoel Severo e Vilson da Piçarra nas Fazenda Piçarra 
 
Reginaldo Silva, Kydelmir Dantas, Seraine, Rubinho Lima e Vilela na visita a Piçarra

Os convidados do Cariri Cangaço se deslocaram acompanhando a banda de fanfarra num desfile inesperado e simplesmente marcante; ao final no ginásio de esportes de Porteiras aconteceu a terceira noite de Conferências Cariri Cangaço, além das homenagens da Curadoria do evento à personalidades do município e da entrega pelo Presidente do GECC, Ângelo Osmiro de Placa Comemorativa ao Curador do Cariri Cangaço , Manoel Severo.

Para o Prefeito Manoel Novais, "é uma honra sem tamanho receber pelo segundo ano este evento sem igual na historiografia do cangaço, que é o Cariri Cangaço, Porteiras recebe a todos de braços abertos e saibam que vivemos uma noite histórica, contem sempre conosco e que venha os próximos cariris cangaço." Já Ângelo Osmiro destacou o reconhecimento do GECC ao trabalho "incansável e a todo o zelo que o companheiro de GECC, Manoel Severo empreende á frente deste grande evento que é o Cariri Cangaço".

 Mesa de Abertura e da Conferência Cariri Cangaço em Porteiras
Juliana Ischiara, Múcio Procópio, Luitgarde Barros e Wescley Rodrigues

A Conferência da noite teve em Antônio Conselheiro e a guerra de Canudos seu ponto alto. O conferencista, festejado Múcio Procópio teve a seu lado como Moderador, Wescley Rodrigues e debatedores, a professora Luitgarde Barros e a pesquisadora Juliana Ischiara. Por duas horas a platéia que lotou o ginásio de Porteiras teve a oportunidade conhecer mais de perto a real história deste que foi um dos mais sangrentos episódios do nordeste; a vida e obra dos Conselheiristas com seu ponto alto na última expedição das forças do governo em setembro de 1897.

Para Múcio Procópio "voltar a Porteiras que sempre nos recebe com esse carinho sem tamanho e ainda por cima para falar do grande Antônio Conselheiro ao lado desta mesa extremamente qualificada, só me enche de orgulho e alegria". Já Luitgarde Barros asseverou o compromisso do Cariri Cangaço "em aprofundar o estudo e as discussões sobre todas estas temáticas nordestinas, não podemos querer discutir Canudos com apenas duas horas de conferência". Ao final os convidados da Caravana Cariri Cangaço foram recepcionados para um jantar pelo prefeito Manoel Novais e toda sua equipe.

Cariri Cangaço 2013
19 de Setembro
Porteiras, Ceará

Nenhum comentário: