Achados de Canudos

“Deve existir no Céu um protetor dos pesquisadores em geral e dos pesquisadores de História em particular.Ignoro seu santo nome, mas posso dar testemunho público de sua generosa proteção aos mariscadores das coisas do passado. Nas investigações que venho fazendo,há muitos anos, a respeito do episódio histórico de Canudos,o anônimo patrono da pesquisa não me tem abandonado.De quando em vez, inesperadamente, dele recebo um régio documento, cuja existência jamais suspeitei”.
José Calasans

"Durante a Guerra de Canudos (1896-1897), a vida do povo canudense e o arraial do Belo Monte despertaram grande curiosidade no Brasil inteiro. No final do terrível episódio, em outubro de 1897, inúmeros objetos foram encontrados nos escombros da cidadela e levados para as principais capitais Do país como trofeús de guerra. Com o passar dos anos, muitos desses achados foram doados à instituições e coleções particulares e hoje são importantes fontes de estudos para historiadores e pesquisadores do tema". Claude Santos

O corpo de Antônio Conselheiro. Fotografia de Augusto Flávio de Barros, 6 de outubro de 1897.

Encontrado no Santuário na manhã de 6 de outubro de 1897,o corpo do líder espiritual do Belo Monte foi exposto à curiosidade da soldadesca republicana na Latada, local de suas prédicas e orações. Depois de fotografado por Augusto Flávio de Barrros, teve a cabeça decepada e levada para a Escola de Medicina da Bahia onde foi estudada pelo professor Nina Rodrigues, especialista em estudos frenológicos.Até 1905, a cabeça de Antônio Conselheiro ficou exposta no Museu de Medicina Legal da instituição quando foi queimada durante Um incêndio.

Durante o desentulho do Santuário,casa de morada de Antônio Conselheiro, foram encontrados dois manuscritos do líder espiritual de Canudos, ou Belo Monte.O primeiro foi oferecido à gazeta baiana Jornal de Notícias por Eugênio Carolino de Sayão Carvalho, brigada do 25º batalhão de infantaria, e muitos anos depois foi dado ao Professor José Calasans pelo amigo Paulo Maciel. Hoje pertence ao Núcleo Sertão da Universidade Federal da Bahia, principal acervo dos estudos canudenses. O segundo, encontrado dentro de uma velha caixa de madeira por João Pondé, acadêmico da Escola de Medicina da Bahia, depois pertenceu ao escritor Afrânio Peixoto que o presenteou a Euclydes da Cunha na esperança de lhe informar alguma nota dos seu miríficos “Sertões”. Durante muitos anos esse manuscrito ficou desaparecido até ser encontrado em um sebo pelo escritor Aristeu Seixas. Em 1973,estava em poder de Ataliba Nogueira que publicou trechos no seu livro “Antônio Conselheiro e Canudos”. Hoje, não sabemos do seu paradeiro.


A Igreja de Santo Antônio, conhecida como Igreja Velha, foi o primeiro templo construído por Antônio Conselheiro no antigo Povoado de Santo Antônio dos Canudos.Quando se estabeleceu o arraial, em junho de 1893, o pregador cearense recebeu a chave da Igreja, discursou e fez rédicas. Pouco tempo antes, tinha escrito aobeato Paulo José da Rosa pedindo que não levasse As imagens para a nova igreja porque ela ainda não tinha sido abençoada.A chave e a carta hoje estão no acervo do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. O discurso de recebimento da chave da Igreja de Santo Antônio pode ser consultado no manuscrito de 1897,publicado por Ataliba Nogueira no seu livro “Antônio Conselheiro e Canudos”.


A primeira ilustração do antigo arraial de Santo Antônio dos Canudos foi feita por Demétrio Urpia, então juiz preparador de Tucano, vila sertaneja baiana. Para fazer o seu desenho, intitulado “Arraial dos Canudos, Visto pela Estrada do Rosário”, o magistrado baseou-se em informações de oficiais da expedição Moreira César, derrotada pelos conselheiristas no início de março de 1897. Na época da Guerra, o desenho de Demétrio Urpia foi comercializado e hoje ma das cópias pode ser consultada no acervo do Núcleo Sertão da Universidade Federal da Bahia.

Durante o desentulho do Santuário, morada do líder espiritual do Belo Monte e das imagens levadas pelos fiéis que iam em romarias para o “arraial sagrado”, Alvim Martins Horcades, acadêmico da Escola de Medicina da Bahia, encontrou uma imagem de Santo Antônio. Depois da Guerra, Horcades gentilmente presenteou-a à Maria Francisca Tourinho, esposa de Adolfo Frederico Tourinho, diretor do Colégio São Salvador. Localizada pelo professor José Calasans em 1997, ano do centenário de destruição do povoado conselheirista, essa imagem hoje pertence aos descendentes de Maria Francisca e Adolfo Tourinho.

Fonte: www.josecalasans.com

Nenhum comentário: