O Andarilho das Caatingas, João de Sousa Lima Por:Manoel Severo

Sílvio Bulhões, Neli Conceição e João de Sousa Lima

Nos acostumamos a partir do inesquecível Caipira de Poço Redondo; Alcino Alves Costa, patrono de nosso Conselho Consultivo do Cariri Cangaço; a chamar estes valorosas homens e mulheres que dedicam suas vidas à pesquisa e aprofundamento do tema cangaço de "Vaqueiros da História". Quantas e quantas vezes no meio de uma sensacional prosa lá vinha o velho Alcino citando os tais vaqueiros da história.

Hoje rastreamos um desses vaqueiros da história, um cabra da peste, cheio de coragem e determinação, com faro para o novo, um verdadeiro desbravador das caatingas. Pesquisador e escritor renomado, membro da Academia de Letras de Paulo Afonso, Sócio da SBEC e GECC, além de Conselheiro Cariri Cangaço, falo do pernambucano João de Sousa Lima.

 João de Sousa Lima no Museu do Tingui em Agua Branca

Na última semana deste mês de Abril, Joãozinho arrumou o matulão, poliu as esporas e os arreios e mais uma vez se mandou no "oco do mundo"; para rever amigos, matar saudades, recontar histórias. Hoje republicamos alguns momentos dessas andanças do amigo João, com fonte em seu espetacular blog: www.joaodesousalima.com

Na Fazenda Crauná no Tingui

Primeiro João nos apresenta o Museu do Tingui : "O povoado Tingui, em Água Branca, Alagoas, ganhou um novo espaço de visitação e de promoção dos arquivos históricos e culturais da região, todo o acervo foi reunido por Paulo Soares de Oliveira e disponibilizado para visitação e pesquisa em sua própria residência. O Museu Casa Lúcio Braga tem um grande acervo dos ofícios da região. O espaço é merecedor de visitações e apoios, tanto pela quantidade e qualidade das peças, quanto pelo atendimento e simpatia do seu curador, Paulo Soares."


A passagem por Maceió não poderia deixar de lado uma visita marcante : "Dia 29 de abril de 2014, eu Josué Santana e Neli fizemos uma visita ao cangaceiro Vinte e Cinco (José Alves de Matos).José Alves encontra-se em recuperação de saúde.Sempre muito  educado não ligou muito para as observações de falar pouco e conversou com todos, agradeceu alguns presentes recebidos e falou da alegria de conhecer Neli, que é filha do casal dos cangaceiros Moreno e Durvinha.A família de José Alves é bastante educada e carinhosa e tivemos alguns minutos juntos em torno do último guerreiro do cangaço. SAÚDE E PAZ MEU AMIGO E QUE SUA RECUPERAÇÃO VENHA MUITO EM BREVE."

Neli, Vinte e Cinco e João de Sousa Lima


Dali mais uma visita inesquecível; fala João: "Eu, Nely e Josué fomos visitar o professor Sílvio Bulhões, em Maceió, Alagoas. Sílvio é filho de Dadá e Corisco. No momento registramos o encontro de dois filhos de cangaceiros pois a Nely é filha de Moreno e Durvinha. Sílvio nos atendeu educadamente e além de contar suas belas histórias sobre a memória dos pais, mostrou-nos um rico acervo com peças do cangaço e muitas fotografias, inclusive a bolsa de plástico e a caixa de madeira onde vieram as cinzas da cremação de Corisco. foi uma tarde e uma prosa memorável. obrigado Sílvio pela oportunidade. grande abraço e felicidades.

Bem, poderia passar aqui mais algumas horas ou inúmeras postagens falando de João de Sousa Lima, mas esse, dispensa comentários e apresentações, valeu João ! Vamos em frente ! Parabens por tudo que faz e o faz com paixão.

Manoel Severo
Cariri Cangaço

3 comentários:

João de Sousa Lima disse...

caro Severo,
fico imensamente grato por seu carinho e por sua amizade. Suas palavras servem para incentivar a continuar os rastros das histórias, levando o conteúdo pesquisador para os que buscam informações.
grande abraço meu ilustre amigo.
João de Sousa Lima

CARIRI CANGAÇO disse...

Querido João, saiba que és uma referencia para todos nós. Receba meu abraço da mais profunda gratidão,

Manoel Severo

Rubens Antonio disse...

É um prazer ver uma expressão de reconhecimento a um pesquisador como João. É alguém cujos produtos falam por si e vão ainda se expandir, em termos de conseqüências e boas qualidades por muito tempo. É um desacoitador de verdade que merece, sempre, nosso sincero agradecimento. Parabéns a Vc, Manoel Severo, pela inciativa. Parabéns a todos nós, por contarmos com o trabalho incomensurável de João.