Um pouco mais do Fogo das Ipueira dos Xavier Por:Audízio Xavier

Audízio Xavier em noite GECC - Cariri Cangaço

Amigos da família Cariri Cangaço, toda essa história do Fogo das Ipueira dos Xavier só pôde ser resgatada graças ao trabalho da historiadora e escritora Maria do Socorro Cardoso Xavier, que editou duas obras sobre o assunto, narrando tudo que ouvia de sua mãe sobre o Fogo de Ipueira. Sua mãe estava presente no dia em que Lampião atacou e foi rechaçado de Ipueira dos Xavier.
Maria do Socorro Xavier sob as lentes de José Cícero

Vale ressaltar que o distrito de Ipueira localiza-se, no sertão pernambucano, a 22 Km da sede do município (Serrita/PE), 54 Km do município de Exu/PE e 134 Km de Juazeiro do Norte/CE. Ressalte-se ainda que o Fogo de Ipueira perdurou por mais de duas horas sendo combatido principalmente por membros da família Xavier e alguns moradores da Vila de Ipueira e cercanias. 

Para assustar Lampião, Pedro Xavier, após melhorar da crise de asma que foi acometido, gritava a expressão "retaguarda Chico Romão". Quando o Coronel Chico Romão chegou com seus homens, Lampião e seu bando já havia batido em retirada. Grande abraço a todos.

Audízio Xavier
Economista

Ver postagem completa em:

http://cariricangaco.blogspot.com.br/2014/05/fogo-das-ipueira-dos-xavier-em-destaque.html

Nenhum comentário: