O Abraço de Francisco Cartaxo !

Francisco Cartaxo

Meu caro Manoel Severo, agradeço a acolhida que você tem dado a pequenos textos enviados por Nadja. Ela me induziu, me animou. Selecionou com sua sensibilidade de licenciada em História e estudiosa das coisas do cangaço. E mais, tomou a inciativa de descobrir para mim o mundo do cangaço em que se tornou o Cariri Cangaço. Na verdade, são crônicas publicadas no Gazeta do Alto Piranhas, de Cajazeiras, e reproduzidas em alguns blogs de amigos. Não todas, claro. Agora, por inspiração de Nadja, eu tenho aproveitado para revisá-las, alterando aqui e acolá, ampliando para melhor, penso, sem a restrição de espaço-padrão do jornal impresso. 


O Cariri Cangaço com isso me dá a oportunidade de pousar meu olhar no tema, objeto central de seu movimento e do blog, muito embora minhas preocupações intelectuais sejam focadas, de preferência, em questões políticas. O tema cangaço e vizinhança entra por essa porta. Não pela janela, tal é a profunda inter-relação entre os dois. Inseparáveis na história social, política, econômica, religiosa do Nordeste.

Penso em continuar comparecendo a seu blog, vez em quando, com assuntos correlatos, porém, enquadráveis nos seus objetivos. Quase sempre Cajazeiras vai aparecer nos meus textos por uma razão essencial: a história de Cajazeiras é mania que carrego há muitos anos. E o faço não como um fardo, ao contrário, com um prazer, diria, adolescente diante das descobertas que me surpreendem, como as coisas do amor, imprevisíveis, inusitadas.

Bom, terminei por me estender muito para uma mensagem de agradecimento pelo abrigo que você arma para meus escritos.

Grande abraço
Francisco Cartaxo

Nenhum comentário: