Casa do Jacu, Lendária casa de Chico Pereira, presente no Cariri Cangaço Parayba 2014 Por:Manoel Severo


A terra de Chico Pereira recebeu o segundo dia do II Seminário Parahyba Cangaço – Cariri Cangaço Parayba 2014, que teve seu início com visita técnica à fazenda Jacu, lendária casa do patriarca João Pereira, pai de Chico Pereira, em Nazarezinho. A visita foi capitaneada pelo Prefeito de Nazarezinho, Salvan Mendes, pelo Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, pelo presidente da FUNSESC, Lau Siqueira, pelos organizadores do evento, Wescley Rodrigues, Cesar Nóbrega, Iris Mendes e Guerhanberger Tayllor, além de inúmeros pesquisadores de todo o Brasil.

Recebidos pelos descendentes e proprietários do Jacu, tendo a frente o senhor Janduí Pereira; atualmente a Casa do Jacu é alvo de grande campanha de restauração, iniciada ainda, em Maio de 2013 com o primeiro Cariri Cangaço Parayba. A casa secular se encontra em situação de risco, sendo necessário e urgente intervenção para que não se possa correr o risco de desabamento.

Prefeito Salvan Mendes recebe Manoel Severo e o Cariri Cangaço
Manoel Severo e Lau Siqueira 
Wescley Rodrigues e Paulo Gastão

A posse do lendário e tradicional imóvel pertence a família que ainda não conseguiu chegar a um entendimento sobre o destino de tão importante patrimônio. Segundo César Nóbrega, um dos responsável pela Comissão de Restauração do Jacu "o problema ainda reside no fato de alguns familiares não aceitarem de forma nenhuma o entendimento e a meu ver as possibilidades de diálogo estão cessando, e o pior, o tempo não vai esperar. O Jacu corre um grande perigo de desabamento".

Iris Mendes e Manoel Severo na Fazenda Jacu
Dra. Francisquinha no Jacu

“A Casa do Jacu é uma relíquia deixada por Chico Pereira, não podemos deixar em pleno abandono uma relíquia nacional” afirma Paulo Gastão. Narciso Dias reforça, Acreditamos na sensibilidade das autoridades, pois, com a restauração deixarão para posteridade um marco histórico para o município de Nazarezinho”. Já Honório de Medeiros assinala: “Se torna desnecessário apresentar uma longa digressão acerca da necessidade da restauração e tombamento da Casa do Sítio Jacu, assim como da necessidade da criação do Museu do Cangaço em Nazarezinho”. 

Manoel Severo que participou da visita ao lado do Prefeito de Nazarezinho, Salvan Mendes; acentua “todos temos que nos unir em torno dessa restauração, aqui a memória se consolida com a alma do povo de Nazarezinho, da Paraíba, de nosso nordeste e perpetua e história, sem dúvida o Cariri Cangaço está na linha de frente pela restauração do Jacu”.

 Ramon Batista e Manoel Severo
Archimedes e Elana Marques, João de Sousa Lima, Janduí Pereira e Lau Siqueira
 Janduí Pereira recebe o Cariri Cangaço na Fazenda Jacu

O presidente do GECC, Ângelo Osmiro também afirma solidariedade com o movimento: “O Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará vem se solidarizar com os pesquisadores e entidades voltadas para a temática “Cultura Nordestina” no sentido de solicitar as autoridades competentes todos os esforços no intuito da restauração da casa da Fazenda Jacu (Casa de Chico Pereira). “Essa casa, que teima em enfrentar o tempo e permanece de pé é de uma importância incalculável para a História do Brasil, pois ela é um monumento inquestionável do passado, uma prova material e um espaço de memória que merece ser preservado para lembrar ao presente da força que a história do cangaço tem para o Nordeste” Diz Wescley Rodrigues.

Manoel Severo
Curador do Cariri Cangaço
Fotos: Iris Mendes Medeiros, Wescley Rodrigues e Dra Francisquinha

Nenhum comentário: