Primeira Expedição Por: Joaquim Furtado


Joaquim Furtado e Manoel Severo na fazenda Concordia, em Lastro - PB

Estive, no último final de semana, graças a carona concedida pelo amigo e conterrâneo Jair Tavares, no II Seminário Parahyba Cangaço e Cariri Cangaço Paraíba 2014, com abertura na cidade de Sousa, na noite do dia 22 de Agosto e palestras/mesas redondas nos Municípios de Nazarezinho Lastro.


Integrante do Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço-GPEC, desde o seu início, mas por demorar-me mais em Macapá que no Nordeste, foi essa a minha primeira "expedição" a lugares onde ocorreram eventos relacionados ao cangaceirismo (lampeônico e geral), tendo oportunidade de conhecer o Curador Manoel Severo e muitos outros integrantes do CARIRI CANGAÇO, além de autores e estudiosos da matéria vindos de diversos Estados brasileiros.

O Grupo Paraibano esteve presente com   cinco integrantes: este escrivão Joaquim Furtado, o Presidente Narciso Dias, Jorge Remígio, Jair Tavares e Otávio Mariz, tendo todos, além de participar das conferências do Prof. Wescley Rodrigues e de Guerhansberger Tayllow; ido visitar, dentre outros sítios, as casas grandes dos sítios Jacu, em Nazarezinho (esta que foi do Cel. João Pereira, pai do cangaceiro Chico Pereira) e Concórdia, em Lastro (esta do Cel. Manoel Abrantes, onde foi organizado grupo para seguir em defesa da cidade de Sousa, quando da 'visita' dos cabras de Lampeão, em 1924).

Joaquim Furtado
Membro do GPEC
Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço

Nenhum comentário: