Sousa recebe primeira noite de Cariri Cangaço Parayba 2014 ! Por:Manoel Severo

Mesa de abertura do Cariri Cangaço Parayba 2014, em Sousa

Com “A relação entre memória e história e a sua importância para a formação da identidade regional – 90 anos do ataque do grupo de Lampião a Sousa” o professor Wescley Rodrigues, Conselheiro Cariri Cangaço, realizou de forma brilhante a Conferência de abertura do II Seminário Parahyba Cangaço - Cariri Cangaço Parayba 2014. A partir das 19 horas o Centro Cultural do Banco do Nordeste, em Sousa, acolheu em auditório lotado, os convidados para a noite solene que contou ainda com a apresentação de Grupo de Xaxado na área externa do CCBNB - Sousa.

A solenidade de abertura do Cariri Cangaço Parayba 2014 contou com a presença do Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, do representante da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço – SBEC, Paulo Medeiros Gastão, do Presidente do Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço – GPEC, Narciso Dias; do Presidente do Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará – GECC, Ângelo Osmiro; do representante do Centro Cultural do Banco do Nordeste, Natarajan Rodrigues, do Presidente da Fundação Municipal de Cultura de Sousa, Luiz Cacau, do Presidente da Fundação Espaço Cultural da Paraíba, Lau Siqueira, Camila Sousa do SEBRAE ;  além de pesquisadores, escritores, estudantes e aficionados pela temática do cangaço e nordeste, de todo o Brasil.

 Paulo Gastão na Mesa de Abertura do Cariri Cangaço Parayba 2014
 Paulo Gastão fala em  nome da SBEC
Luiz Cacau, Narciso Dias e Manoel Severo

Para o Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo “a realização do II Seminário Parahyba Cangaço, ou seja, o Cariri Cangaço na Paraíba, é um marco que consolida o evento no estado da Paraíba; o resultado da noite de hoje e certamente o êxito de todo o evento vem coroar o esforço espetacular de nosso Conselheiro Wescley Rodrigues juntamente com os amigos César Nobrega, Iris Mendes, Guerhansberger Tayllor, além de suas equipes; realmente um noite memorável, além da sensacional apresentação de Wescley Rodrigues em sua conferência de abertura, quer dizer; sucesso total, parabéns a toda família Cariri Cangaço”.

Honório de Medeiros entrega Diploma a Wescley Rodrigues 
Archimedes e Elane Marques entregam "Chico Pereira" a Wescley Rodrigues

O representante da SBEC, ex-presidente Paulo Gastão ressaltou “ o momento que vivemos atualmente para o estudo do fenômeno cangaço é um dos mais promissores, e o Cariri Cangaço Parayba 2014 nos mostra isso de maneira inequívoca". Já Narciso Dias do GPEC afirma: ”O Cariri Cangaço chegou de vez a Paraíba e a tendência é só crescer, como exemplo temos já no ano que vem, 2015; Princesa Isabel e Cajazeiras se unindo a esse empreendimento de sucesso que tem o GPEC como grande parceiro.” O presidente da Fundação Espaço Cultural da Paraíba, Lau Siqueira, disse de sua grande honra em participar do Cariri Cangaço Parayba 2014 e da "disposição da FUNESC em se aliar ao movimento de resgate e estudo do fenômeno cangaço na Paraíba". A prefeitura municipal de Sousa foi representada por Luiz Cacau, presidente da FMC que falou da "importância do evento e em receber o Cariri Cangaço em Sousa".

 Professor Mestre, Weslcey Rodrigues em sua Conferencia de Abertura
Fátima Cruz e Professor Pereira
Tomaz Cisne e Wescley Rodrigues

A noite solene marcou a entrega de Diplomas pelo Cariri Cangaço ao Presidente da FMC, Luiz Cacau, a Júlio Cesar Nóbrega, produtor cultural e em momento especial ao Conselheiro Cariri Cangaço, organizador do II Seminário Parahyba Cangaço, professor Wescley Rodrigues, que naquele momento recebeu das mãos do casal Archimedes e Elane Marques; artesanato em papel machê do cangaceiro Chico Pereira. O evento contou com um auditório lotado e com as presenças de pesquisadores de vários estados do Brasil, além de professores, universitários, artistas, jornalistas, entre outros.

Caravana Cariri Cangaço em Sousa: Cariri Cangaço Parayba 2014 
GECC no Cariri Cangaço Parayba 2014: Ezequias, Tomaz Cisne e Ângelo Osmiro

Mais uma vez o Cariri Cangaço inovou. Sob a coordenação do jornalista e especialista em marketing, Heldemar Garcia, pela primeira vez o Cariri Cangaço transmitiu ao vivo todo o evento. "Essa tecnologia, que se vale de uma plataforma do YouTube nos permitiu fazer este primeiro teste, não havíamos divulgado anteriormente por ser necessário alguns ajustes, inclusive equipamentos, condições técnicas e outras, mas o resultado apesar das limitações foi muito proveitoso, certamente daqui para frente toda família Cariri Cangaço estará acompanhando nossos eventos ao vivo de todo o planeta".

Manoel Severo
Curador do Cariri Cangaço 
Fotografias de: João de Sousa Lima, Tomaz Cisne e Ezequias Aguiar

Nenhum comentário: