Velho Chico, Testemunha do último dia de Cariri Cangaço Piranhas 2014

Catamarã São Francisco sob o Comando de Célio Rodrigues e Angesila Oliveira

O encerramento do Cariri Cangaço Piranhas 2014 teve o Majestoso Velho Chico como testemunha. Na manha do dia 27, domingo, a Caravana Cariri Cangaço, partiu do porto fluvial da espetacular Piranhas, rumo ao Angico, na margem sergipana do Rio São Francisco, revivendo o mesmo trajeto realizado pelos homens do tenente João Bezerra naquela noite de 27 de julho de 1938.

Jairo Luiz e Manoel Severo
Jair Tavares
Andrade e Heldemar Garcia

Opará, essa é a denominação do Velho Chico, pelos indígenas. O majestoso rio da integração nacional, nasce no município de São Roque de Minas, na Serra da Canastra, em Minas Gerais, a aproximadamente 1.200 metros de altitude, atravessa o estado da Bahia, fazendo sua divisa ao norte com Pernambuco, bem como constituindo a divisa natural dos estados de Sergipe e Alagoas, tendo por fim sua foz no Oceano Atlântico, drenando uma área de aproximadamente 641 mil km² e atingindo 2.830 km de extensão.

Wescley Rodrigues
Aguiar Caçula e Aurineide Aguiar
Professor Pereira e Fátma Cruz
Gilberto Alves e Manoel Severo
Oleone Fontes e Caçula Aguiar

Um dos santos mais populares da igreja católica dá nome ao rio que traz vida ao nordeste; seu "descobrimento" é creditado ao navegador Américo Vespúcio, que navegou em sua foz em  1501. A data da expedição foi um 04 de outubro, dia em que o mundo cristão festeja São Francisco de Assis.

Heldemar Garcia, Coelho e Manoel  Severo
Wescley Rodrigues e Ticiano Linard
Narciso Dias, Fátima Cruz e Professor Pereira

O trajeto do porto de Piranhas até a Grota do Angico foi feito pelo mais novo Catamarã da família Rosa, "São Francisco" , tendo a frente o companheiro Célio Rodrigues, um dos grandes anfitriões de Piranhas, responsável maior por nos proporcionar uma viagem inesquecível. São cerca de 11 km rio abaixo, do lado alagoano o município de Piranhas, do lado sergipano o município de Canindé do São Francisco e Poço Redondo, onde se localiza a famosa Grota do Angico.

Vanessa Barros e Jorge Remigio
 José Cícero Silva 
 Aurineide Aguiar, Vilma Maciel e Manoel Severo

A estrutura montada pela família Rosa - Espaço Ecológico Angicos e Restaurante Angicos, ponto de partida para a trilha da grota, cerca de 680 metros caatinga adentro, sempre torna os preparativos para a caminhada e o seu retorno, extremamente agradáveis. Hoje além do restaurante, mini museu, loja de artesanato e boutique, sem falar no sensacional balneário com área para eventos, terá logo em breve uma pousada para receber a todos os visitantes do baixo São Francisco. Ali foi servido o almoço, reunindo o melhor da culinária ribeirinha à Caravana Cariri Cangaço.  

A família Rodrigues Rosa, com os irmãos Célio, Francisco, Washington, Angesila e ainda o grande Jairo Luiz desde 1997 trabalham de forma incansável em prol da Cultura e da História Nordestina Sertaneja e em especial do Cangaço, colaborando de maneira vital para fazer de Piranhas um dos destinos mais procurados de Turismo de lazer, pedagógico e histórico. 

Catamarã São Francisco de Célio Rodrigues 

ESPAÇO ECOLÓGICO ANGICOS...

 
  Almoço Cariri Cangaço Piranhas 2014 no Espaço Ecológico Angicos

Do desembarque na pequena praia fluvial do Espaço Ecológico Angicos até a grota são mais ou menos 680 metros da mais pura caatinga braba. Os mandacarus, xique xique, craibeiras  espinhos, urtigas, as pedras e pedregulhos de todos os tamanhos sem falar no sol abrasador são nossas companhias naturais. Nossa bagagem: muita água, protetor solar e uma certeza: Não importa quantas vezes se vá a Angico, haverá sempre algo novo a "perceber".A trilha utilizada pelos soldados de João Bezerra ha 76 anos atras é a mesma que os visitantes percorrem nos dias de hoje; com uma ou outra pequena modificação, fruto da ação da natureza e do tempo; de resto, temos a real impressão dos passos dos 49 homens que deram cabo de Lampião naquela manhã de julho de 1938.

Aderbal Nogueira no Espaço Ecológico Angicos
 Caravana Cariri Cangaço
Aurineide Aguiar, Vilma Maciel e Vanessa Barros na trilha do Tenente Bezerra
José Cícero, Wescley Rodrigues e Geziel Moura na Grota do Angico 
 Jairo Luiz e a narração do fatídico 28 de julho de 1938
Narciso Dias, José Cícero, Ivanildo Silveira e Jorge Remigio

Missão Cumprida ! Mais uma vez com a força, o trabalho e o talento de muitas mãos, construímos um momento inesquecível. Aqui um agradecimento especial ao Curador da Semana do Cangaço, Conselheiro Cariri Cangaço, Jairo Luiz; ao prefeito de Piranhas, Dante Bezerra de Meneses; aos secretários Evaldo Gomes, Salatiel e toda a equipe da prefeitura de Piranhas; à professora Railda Nascimento e todos os companheiros do MAX - UFS; aos queridos Célio Rodrigues, da Célio Tur e toda família Rodrigues Rosa; aos amigos do Hotel Xique Xique e a toda imensa e valorosa Família Cariri Cangaço, verdadeiros responsáveis pelo sucesso que foi o Cariri Cangaço Piranhas 2014...

E vem aí, mais um espetacular 
empreendimento para 2015
Cariri Cangaço Xingó !
Alagoas, Sergipe e Bahia...
Aguardem!

Manoel Severo
Curador do Cariri Cangaço

Nenhum comentário: