O Cangaço em Noite Cultural em Floresta Por:Heldemar Garcia

Jorge Remígio, Manoel Severo, Narciso Dias e Nina Ferraz

"Lampião não tinha amigos, não tinha lei, rei, princípios... só havia sua conveniência, e a partir de seus talentos naturais, sua forte natureza de líder e sua capacidade de estabelecer relações com os vários personagens do sertão e do poder, acabou se perpetuando por tanto tempo nesta verdadeira guerra no sertão, a história do cangaço se confunde com o próprio personagem" afirma Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço na Conferência de Abertura do IV Movimento Cultural de Floresta, na noite do último dia 18 de setembro na Câmara Municipal de Floresta. A segunda Conferência da noite teve Paulo Gastão, vice-presidente da SBEC e também Conselheiro do Cariri Cangaço falando sobre a polêmica morte do rei do cangaço em Angico.


Manoel Severo em palestra na Câmara Municipal de Floresta
 Performance do Poeta Manuca Almeida
Paulo Gastão em noite de Cangaço em Floresta

Com um auditório completamente lotado de alunos, professores, artistas e notadamente a família florestana, o evento contou com a presença de vários pesquisadores da temática, como, Narciso Dias, Jorge Remígio e Jair Tavares, de João Pessoa, Lourival Teles de Calumbi, Manuel Nascimento de Mossoró, Ricardo Miranda de Recife, Euclides Neto de Serra Talhada dentre outros. Para Narciso Dias, presidente do GPEC - Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço "hoje estamos dando um passo importante enquanto Cariri Cangaço, certamente haveremos de ter bons frutos daqui para frente na promoção de um seminário exclusivo sobre a temática aqui em Floresta, e isso é muito importante".


 Renato Miranda, Manoel Severo e Euclides Ferraz 
Manoel Severo, Leonardo Leal e Amélia Araujo
Manoel Severo e Manuel Nascimento
 Amélia, Jorge Remigio, Manuel Serafim, Aninha Ferraz, Narciso e Manoel Severo
Rubervam Lira, Manoel Severo e Cristina Lira

O evento registrou as presenças de familiares do ex-combatente Neco de Pautilha como também do tenente João Gomes de Lira. A noite contou ainda com a apresentação do poeta Manuca Almeida, lançamento de livros e premiações para alunos e professores de Floresta em várias categorias culturais. O evento está em sua quarta edição e é uma iniciativa da escritora Nina Maniçoba Ferraz com apoio da iniciativa privada, da câmara municipal e de prefeitura de Floresta.

Para Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço "foi uma grande alegria e honra termos participado dessa noite de abertura do Movimento Cultural de Floresta, o tema cangaço faz parte da história do município, tão cheio de tradição e força, sem dúvidas já começamos a pensar, juntamente com outros companheiros de Floresta e Nazaré, uma edição de nosso evento já em 2015, teríamos assim o Cariri Cangaço Floresta, reunindo Floresta e Nazaré do Pico, resgatando de forma responsável essa verdadeira saga do povo do Pajeú".

Heldemar Garcia
Assessor de Marketing Institucional
Cariri Cangaço

Nenhum comentário: