Território Livre , a Marca de Princesa na História do Brasil

Romero Cardoso, Juliana Pereira, Wescley Rodrigues e Paulo Mariano; Mesa de Luxo na primeira Conferência do Cariri Cangaço Princesa 2015

Com o tema "Princesa - Território Livre" o pesquisador e escritor Romero Cardoso, abriu a primeira noite de Conferências do Cariri Cangaço Princesa 2015, tendo a seu lado na mesa os pesquisadores, Wescley Rodrigues, moderador; e Paulo Mariano e Juliana Pereira, debatedores.

Para um salão totalmente lotado, a ascensão de José Pereira Lima à chefia política de Princesa ainda nos idos de 1905,passando pela campanha política de Epitácio Pessoa para o Senado e o triênio do mesmo na Presidência da República desaguando nas gestões de João Suassuna  entre 1924 e 1928 e depois a passagem de João Pessoa entre 1928 e 1930 , como também as ligações do   “Coronel” José Pereira com a família Pessoa de Queiroz deram o dom da abertura da conferência pelo professor Romero Cardoso. 


 O Mandonismo local em contraponto ao poder central da Paraíba, era o pano de fundo da Conferencia de Romero Cardoso

O Mandonismo local em contraponto ao poder central da Paraíba, a guerra tributária, a aliança liberal e rompimento de Zé Pereira com o Presidente João Pessoa que ocasionariam o início da guerra de Princesa e a famosa proclamação do "Território Livre de Princesa", todas as escaramuças e o fatídico assassinato do Presidente João Pessoa e a ocupação de Princesa foram o arremate final de uma noite cheia de história, memória e aprendizado. 

Para o Pesquisador e escritor sergipano Archimedes Marques "foi uma noite marcante de abertura do Cariri Cangaço Princesa, sairemos daqui muito maiores do que chegamos". Para  o pesquisador e escritor Geraldo Ferraz, de Recife:"O Cariri Cangaço marca mais um grande tento, foi uma noite valiosa, grande conferencia e grande abertura". Já a pesquisadora Ana Lúcia Granja, de Petrolina "são momentos como esse que fazem todos os esforços valerem a pena, fantástico".


Pesquisador e escritor princesense, Paulo Mariano 

Wescley Rodrigues, moderador da Mesa de abertura da noite ressaltou "o debate extremamente profundo e qualificado, tanto pela lucidez do conferencista como pelo ardor e conhecimento dos debatedores" já os debatedores, Juliana Pereira, confirmou:"Foi uma noite ímpar, grandiosa, incrivelmente enriquecedora e para mim foi uma honra está ao lado destes monstros da pesquisa e do estudo da história de Princesa Isabel ". Já o pesquisador e escritor Paulo Mariano lembrou "Princesa é uma terra grandiosa, sua história dignifica todo o nordeste e o Brasil".

Para Pedro Barbosa, um dos organizadores do Cariri Cangaço, "Podemos perceber facilmente a grande capilaridade que é hoje o Cariri Cangaço, temos amigos de 6 estados nesta noite aqui em Princesa e é como sempre comentamos: A responsabilidade só aumenta e só perde para a nossa satisfação. Só temos a agradecer aos professores Romero Cardoso, Paulo Mariano, Wescley Rodrigues e Juliana Pereira pela verdadeira aula nesta noite".


 Thiago Pereira e Ivanildo Silveira num eletrizante debate

A platéia que lotou o salão do Acqua Parque ainda acompanhou um eletrizante debate onde despontaram as considerações do bisneto do coronel José Pereira, Thiago Pereira, sobre as ligações de seu bisavô com Virgulino Ferreira e ainda as participações marcantes de Rúbia Matuto,  de São José de Princesa; Ivanildo Silveira, de Natal e André Vasconcelos, de Triunfo. Noite significativa, Conferencia qualificada e debate eletrizante, tudo isso em Princesa Isabel com a marca Cariri Cangaço.

Cariri Cangaço Princesa
19 de Março de 2015
Princesa Isabel

Um comentário:

IVANILDO SILVEIRA disse...

AMIGO MANOEL SEVERO..

Meu forte abraço,

MAIS UMA VEZ O CARIRI-CANGAÇO ROMPENDO FRONTEIRAS, E, FAZENDO SUCESSO.
DESTA FEITA NA CIDADE DE PRINCESA ISABEL-PB, ONDE RESSALTAMOS A CALOROSA RECEPÇÃO Á TODA FAMÍLIA CARIRI-CANGAÇO.

NESSA CIDADE e, em PATOS DE IRERÊ (S. J. de PRINCESA), BERÇO HISTÓRICO DO Cel. ZÉ PEREIRA; DAS FAMÍLIAS DINIZ; ANTAS E OUTRAS, O PASSADO BRAVO DESSE POVO, FOI REMEMORADO; DISCUTIDO E, FOI DADO A VERDADEIRA IMPORTÂNCIA A ESSES LOCAIS E, SEUS PERSONAGENS HISTÓRICOS..
A CULTURA JORROU NESSES DIAS DE CARIRI-CANGAÇO, HAVENDO A APROXIMAÇÃO DE PESSOAS, E AS DISCUSSÕES HISTÓRICAS...

AS SEMENTES FORAM PLANTADAS..!

DE PARABÉNS ESTÃO OS ORGANIZADORES;O CARIRI-CANGAÇO; OS ESTUDIOSOS/ESCRITORES E, TODOS AQUELES QUE PARTICIPARAM DE FORMA DIRETA OU INDIRETA PARA O SUCESSO DESSE EVENTO..

ABRAÇO A TODOS, E, COMO DIZIA O GRANDE JOSÉ AMÉRICO DE ALMEIDA..." ninguém se perde na volta "...E, RETORNAREMOS Á PRINCESA, SE DEUS QUISER, EM 2016..

IVANILDO SILVEIRA
NATAL/RN