A Arte de Liara Leite Por Frederico Pernambucano de Mello


Conheço a produção de arte de Liara Leite não é de hoje. Os pés fincados nas melhores fontes da criação popular, levantada com apuro em pesquisas que conduz sem detença, anos a fio, atualizando-as em viagens por todo o Nordeste. Mas aí reside apenas o ponto de partida de que se serve como mulher situada: uma brasileira do Ceará, consciente do espaço de referências que a envolve. Ricas referências, diga-se de passagem, de que o Nordeste é pródigo. 

A cabeça segue sendo a de artista comprometida com as motivações do cotidiano, dispondo de universo íntimo, visitando sem disfarce a contemporaneidade, às voltas com tudo aquilo que confere individualidade à obra concebida. A marca da criação pessoal. Parte, assim, da melhor tradição popular regional, mas não se detém a copiar passivamente o que lhe chega da pesquisa, atitude que a converteria nesse monstrengo que é o falso artista popular, a sorrir com dentadura postiça.

Liara é, assim, de um modo muito seu e muito consciente, uma artista de hoje, que sabe - com Gilberto Freyre - que a modernidade não exclui a tradição, antes a orienta. E confere a densidade das coisas que ficam.É assim a arte de Liara. Foi dessa maneira que aprendi a apreciar o traço inconfundível que confere a quanta proposta estética sai das suas mãos e de seu universo íntimo, esteja ela onde estiver. 

Frederico Pernambucano de Mello
Pesquisador e Escritor
Recife-Pernambuco

Nenhum comentário: