Alcino...Personalidade Eterna do Sertão!

Elane e Archimedes Marques na festa de Poço Redondo e Alcino...

Do Fogo da Maranduba direto para o centro de Poço Redondo. Outrora, Poço Redondo era um arruado pertencente ao vasto município de Porto da Folha. Com sua emancipação em 25 de novembro de 1953 quase todas as fazendas nascidas nos escondidos daquelas brenhas caatingueiras passaram a pertencer ao novo município.

Na manha desde 26 de Julho uma grande festa marcaria mais uma homenagem ao inesquecível Decano. O município tendo a frente o Prefeito Roberto Araújo Silva, inaugurou nesta manhã a Avenida Alcino Alves Costa; principal logradouro do município; em reconhecimento ao legado do grande pesquisador e escritor, prefeito por 3 vezes de Poço Redondo e Patrono do Conselho Cariri Cangaço, Caipira de Poço Redondo, Alcino Alves Costa.
 Poço Redondo parou para homenagear Alcino...
 Autoridades e familiares, além de pesquisadores de todo o Brasil na festa de Alcino
Juliana Pereira recebe homenagem de Elane Marques
 Padre Mário Sérgio e Prefeito Roberto Araujo
Deputado Inacio Loiola ao lado de Elane Marques e Patricia Brasil Rodrigues

Durante a solenidade, a Comissão Organizadora do Cariri Cangaço em Poço Redondo, Archimedes e Elane Marques prestaram várias homenagens a personalidades do universo da pesquisa do cangaço e que possuíam estreitas ligações com Alcino Costa, dentre essas foram homegeados, Manoel Severo, Inácio Loiola, Juliana Pereira, Ustane e Eliene Costa, Roberto Araujo, Padre Mário, Patricia Brasil, Ivanildo Silveira, Aderbal Nogueira, entre outros. 

Tendo o momento alto da solenidade marcado pela espetacular homenagem do pesquisador e escritor, artista plástico Archimedes Marques a Alcino Alves Costa, com uma bela e significativa escultura em papel machê do velho Caipira com suas famosas e conhecidas "sandálias de dedo" e sua obra preferida:"Maria do Sertão". "Essa escultura sera mantida em uma redoma doada pela prefeitura, para a perpetuação da memoria de Alcino", confirma Archimedes Marques.
 Deputado Inacio Loiola entrega Título ao Prefeito de Poço Redondo, Roberto Araujo
Elane Marques entrega Título a Padre Mário Sérgio
Juliana Pereira e Ustane Costa e a outorga de "Personalidade Eterna do Sertão" ao Caipira de Poço Redondo, Alcino Alves Costa
Ainda dentro da solenidade o Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo entregou o Diploma de Amigo do Cariri Cangaço ao senhor prefeito Roberto Silva e ao Padre Mário Sérgio, pela defesa das tradições e memória do sertão. Outro ponto emocionante foi quando Manoel Severo, em nome do Conselho Cariri Cangaço, da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, do GECC - Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará e do GPEC - Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço,outorgaram a Alcino Alves Costa o Título de PERSONALIDADE ETERNA DO SERTÃO.  

Em suas palavras o prefeito Roberto Araujo ressaltou a grande importância de Alcino para a história do nordeste e de Poço Redondo ... “Alcino ficará na memoria de Poço Redondo e assim entra para nossa história". Já o Deputado Estadual de Alagoas, amigo pessoal de Alcino; pesquisador Inácio Loiola afirmou: "Alcino não imagina o quanto foi importante para a minha vida, em todos os aspectos, isso guardo em meu coração e citando Rui Carneiro, "Os grandes homens não morrem... Se encantam...!" 
 O Pequeno Alcino para o Grande Alcino...
 Deputado Inácio Loiola: "Grandes homens não morrem, se encantam" citando o paraibano Rui Carneiro 
Wescley Rodrigues, Ana Lucia, Elane e Archimedes Marques, Neli Conceição e  o pesquisador Ivanildo Silveira
Teresa e Manoel Serafim, Oswaldo e Manoel Severo

Para a pesquisadora cearense Juliana Pereira, visivelmente emocionada, as homenagens ao inesquecível Caipira de Poço Redondo “traduzem toda a gratidão de um povo a um dos seus, Alcino amou o sertão e seu Poço Redondo acima de qualquer coisa e hoje testemunhamos dentro do Cariri Cangaço mais uma justa e oportuna homenagem, certamente lá do céu o querido Mestre está exultando de felicidade”. 

Amigos de todo o Brasil estiveram em Poço Redondo para prestar a homenagem àquele que sem dúvidas é uma referencia para todos os que pesquisam o cangaço. Com sua forma fácil de falar, colocando sempre o tempero sadio da polêmica pertinente, a obra de Alcino se configura como uma das mais seguras fontes de pesquisa para todos nós.
A arte e o talento de Poço Redondo tendo Alcino como testemunha...
 Kiko Monteiro, Manoel Severo e Narciso Dias
 Juliana Pereira, Luiz Antonio, Manoel Severo e Louro Teles
 Ivanildo Silveira
 Manoel Severo, Sálvio Siqueira, Edinaldo Leite, Ivanildo Silveira e Gilmar Leite
Ivanildo Silveira, Manoel Severo e a família "Florestana"

Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço não conteve as lágrimas em muitos momentos da manhã inesquecível em Poço Redondo e disse: "O que podemos dizer depois de uma homenagem tão significativa e sincera ? Alcino era a nossa alma, o nosso combustível, o nosso  amigo e Mestre".

Cariri Cangaço Piranhas 2015
Poço Redondo, Sergipe 26 de Julho 
Solenidade de Inauguração Avenida Alcino Alves Costa


Nenhum comentário: