Piranhas no Tempo do Cangaço !

Manoel Severo e Gilmar Teixeira

A terceira e última noite do Cariri Cangaço Piranhas 2015; teve  inicio com o lançamento de mais uma grande obra. O pesquisador, escritor e documentarista de Paulo Afonso, Gilmar Teixeira apresentou ao público sua mais nova obra, o livro: "Piranhas no Tempo do Cangaço".

Em sua mais nova obra, Gilmar Teixeira, nos permite conhecer mais de perto, justamente Piranhas; cidade sede do presente evento; palco de uma das fases mais importantes do ciclo de Virgulino Ferreira. Os últimos anos, os últimos dias... As últimas movimentações de seus homens, as ações de seus comandados... Chegamos assim ao enredo principal  de “Piranhas – No tempo do Cangaço”.

Gilmar Teixeira e "Piranhas no Tempo do Cangaço."

Essa magnifica cidade, com história espetacular, às margens do Velho Chico, pelo lado Alagoano, Piranhas; uma das mais belas cidades de nosso Brasil; atualmente Patrimônio da Humanidade; com sua rica arquitetura e um casario que guarda em suas linhas as memórias de tempos passados, recebendo a brisa mágica do São Francisco, viveu também seus tempos de incertezas, violência e medo...nos tempos onde os reis de chapéus de aba virada, mandavam no sertão... Assim Gilmar pouco a pouco nos traz essa época viva da história do cangaço em Piranhas.

O autor de “Quem Matou Delmiro Gouveia”, Gilmar Teixeira nos transporta para os idos entre 1936 e 1938, os dois últimos anos de vida do celerado do Pajeú. As zonas fronteiriças de Sergipe, Alagoas e Bahia, notadamente o Baixo São Francisco acabaram se tornando pouso do mais famoso cangaceiro nordestino. Piranhas como um dos mais destacados portos fluviais de então, passaria a fazer parte da historiografia do cangaço e se notabilizaria por episódios marcantes e definitivos para o fim do mesmo. Quem desejar adquirir a obra, entrar em contato diretamente com o autor, através do e-mail: gilmar.ts@hotmail.com

Cariri Cangaço Piranhas 2015
Centro Cultural Miguel Arcanjo, 27 de Julho
Piranhas, Alagoas

Nenhum comentário: