Vai Começar ! Cariri Cangaço - Ano V Edição de Luxo


Crato, recebe na noite desta quarta-feira, 23 de setembro, a Abertura Oficial do Cariri Cangaço - Edição de Luxo - Ano V; festejando o quinto ano de nossa edição em terras cearenses. A partir das 19 horas, no Largo da RFFSA estaremos exibindo o festejado filme "Os Últimos Cangaceiros",que mostra a extraordinária saga do casal de cangaceiros do bando de Lampião, Moreno e Durvinha. Depois da exibição teremos um debate com a presença do diretor do filme, Wolney Oliveira, com os pesquisadores João de Sousa Lima e Manoel Severo, além da presença da filha do casal de ex-cangaceiros, Neli Conceição. Nesta noite o escritor João de Sousa Lima estará lançando seu mais novo livro: Lampião e os Coronéis da Bahia, como também teremos o lançamento da segunda edição da Revista do GECC, por Ângelo Osmiro.

Moreno e Durvinha protagonistas do "Últimos Cangaceiros"
Lançamento de João de Sousa Lima

Na manha do segundo dia, 24 de setembro, a Caravana Cariri Cangaço parte para o solo sagrado de Juazeiro do Norte e de Padre Cícero. Com uma programação dinâmica o grupo estará visitando o Memorial Padre Cícero, a capela e o Cemitério do Socorro, a Casa dos Milagres, a Casa do Padre Cícero, a Colina do Horto e o Museu Vivo ,além do Valado da Mãe de Deus. para em seguida subindo a serra a Caririaçu, chegar a emblemática Lavras da Mangabeira do Clã Augusto e de Dona Fideralina.

Em Lavras o primeiro momento Cariri Cangaço será na Casa da Cultura, as 14 horas com espetacular Painel sobre um dos episódios mais marcantes do coronelismo do nordeste, o Pacto dos Coronéis de 1911, tendo como painelistas os pesquisadores Manoel Severo, Heitor Feitosa Macedo e Urbano Silva, nesta  tarde teremos ainda os relançamentos das obras do pesquisador e escritor Geraldo Ferraz: "Pernambuco no Tempo do Cangaço - Volumes I e II"; "Theophanes Ferraz Torres - Um Herói Militar", "Dé Araujo" e ainda "O Centenário da Prisão do Cangaceiro Antonio Silvino - O Julgamento do Século".

Relançamentos de Geraldo Ferraz

Em seguida a Caravana segue, sob a orientação de Cristina Couto para o cenário da invasão de Lavras por Quinco Vasques em 1910, tendo como anfitrião e conferencista o pesquisador e escritor João Tavares Calixto Junior que também estará lançando seu livro "Considerações sobre a Invasão de Lavras em 1910" na mesma tarde, na Câmara Municipal a partir das 17:30h onde também teremos o relançamento da obra "Cangaceiros" de Gentil Augusto. A noite seremos recepcionados em uma autentica Ceia Sertaneja na Casa de Dona Fideralina, no centro de Lavras da Mangabeira.


Fideralina Augusto Lima
Lançamento de Calixto Júnior

A manha do terceiro dia, 25 de setembro,  marca nossa chegada ao Portal do Cariri. Missão Velha recebe em dia de luxo o Cariri Cangaço. A partir das 9 da manha na Câmara Municipal, o pesquisador Bosco André e as mais tradicionais famílias do Cariri protagonizarão a Conferencia: "A Força dos Coronéis do Cariri". Logo em seguida a Caravana do Cariri Cangaço parte para as terras tradicionais do Sítio de Santa Tereza, ali tudo começou com os Terésios, onde seremos presenteados com a esperada "Moagem Cariri Cangaço" no engenho de Cícero Landim da Cruz e em seguida o tradicional almoço na fazenda Olegário Santana, tendo como anfitrião Antônio Edson Sobreira Olegário.

A beleza e tradição da terra dos Terésios...
Padre Cícero, personagem principal em noite no Memorial
Lançamentos de Gilmar Teixeira e Luiz Ruben

Ainda na noite do dia 25 de setembro teremos um momento mais que especial. Em Juazeiro do Norte, no memorial Padre Cícero as 19 horas o Painel "As Faces de Cícero, o Santo do Juazeiro" reúne os pesquisadores, Ângelo Osmiro,  Emerson Monteiro e Lailton Feitosa numa espetacular viagem sobre a personalidade,a religiosidade, as origens e a força de Padre Cícero, oportunidade para o debate e aprofundamento desse que sem dúvidas é o cearense do século. Nesta mesma noite o Cariri Cangaço promove mais três lançamentos de luxo: Gilmar Teixeira nos traz a segunda edição revisada e ampliada de sua obra: "Quem Matou Delmiro Gouveia ?"; o pesquisador e escritor Luiz Ruben apresenta "Charges com Lampião" e Voldi Ribeiro lança "Lampião e o Nascimento de Maria Bonita", fechando com chave de ouro o terceiro dia do Cariri Cangaço.


Na manha do último dia, sábado 26 de setembro; os pesquisadores e convidados estarão participando do I Encontro Nacional do Cariri Cangaço onde os principais grupos de estudos da temática, tendo a frente a SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço; o GECC, Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará e o GPEC - Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço, estarão reunidos para mostrar seus trabalhos e agendas e ainda em momento solene participar da posse no Novo Conselho Consultivo do Cariri Cangaço, com mandato de mais três anos.

Seja bem vindo ao Cariri Cangaço - Edição de Luxo - Ano V
Cariri do Ceará - Nordeste do Brasil

Um comentário:

Anônimo disse...

MEU CARO SEVERO, VOCÊ TINHA RAZÃO, REALMENTE O CARIRI CANGAÇO DE LUXO ABAFOU.